A contrafação não é só crime, também é perigosa para a saúde! | Pplware Kids

A contrafação não é só crime, também é perigosa para a saúde!

A contrafação é uma realidade cada vez mais presente. Basta irmos a uma feira de rua e ver roupas, sapatos, malas, copiosamente iguais aos das lojas onde por vezes custam 4 ou 5 vezes mais. O problema é que não fica por aqui.



A contrafação chega a cada vez mais mercados

Nos dias de hoje, com o avanço da tecnologia, produtos novos estão sempre a aparecer no mercado. Televisores, câmaras fotográficas, e entre outros, muitos, muitos smartphones.

Com tanta oferta, a publicidade tem de ser cada vez mais agressiva. Bombardeia o possível comprador de informação e cria-lhe uma necessidade que o leva a querer adquirir o produto em questão.

A necessidade de ter o tal bem é muita mas, por vezes o preço é um grande entrave. A impossibilidade de despender de certa quantia leva à procura de produtos contrafeitos.

Apesar de não ser o produto autêntico, há cópias que só um especialista consegue distinguir qual é qual.

Uma pesquisa feita no Reino Unido demonstrou que 90% dos adultos acham que comprar bens contrafeitos é moralmente errado, mesmo assim alguns dos inquiridos admitiram já terem comprado algo pirateado.

E quando não sabe que está a comprar um produto contrafeito?

Apesar de errado, quando sabe que está a comprar um artigo falsificado a responsabilidade é sua. O problema surge é quando compra sem saber.

Existe uma longa lista de produtos que são falsificados que quem os compra nem faz ideia de que está a adquirir um bem pirateado.

Filmes, roupas, sapatos, e bens semelhantes contrafeitos são exemplos de artigos que estão contra a lei. Contudo o maior prejuízo que estes produtos constituem é a nível económico.

Mas a lista de artigos copiados não fica por aqui, e os malefícios que esses outros produtos podem fazer também não.

Produtos contrafeitos que fazem mal à saúde

Produtos como bebidas alcoólicas, comida e até medicamentos falsos são vendidos diariamente como sendo verdadeiros e quem os consome nunca chega a saber disso.

Não compre este tipo de bens em locais que não conhece ou que os preços sejam muito mais baratos. Por exemplo, numa bebida, se o álcool usado não for destilado com cuidado uma substância que se chama metanol pode passar. Essa substância é muito nociva para a saúde e se a quantidade ingerida for grande pode levar à cegueira ou até à morte.

O mesmo pode acontecer em relação à carne e outros bens alimentares. São conhecidas algumas fraudes alimentares com queijo parmesão que não é o que parece, carne de cavalo como se fosse de outros animais, e até azeite, usando óleo de girassol diluído no azeite.

Em relação a medicamentos o grande perigo é a internet, uma vez que a venda de medicamentos fisicamente é feita em estabelecimentos específicos e com muitas regras. Se comprar medicamentos pela internet faça-o apenas em farmácias ou estabelecimentos certificados para o efeito.

Arquivado na categoria: Kids


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×