Fantásticas imagens de Marte tiradas pela sonda Curiosity
Foi já há três anos que a sonda Curiosity, da NASA, foi enviada em descoberta do planeta vermelho. A sonda atravessou a fina atmosfera de Marte, tendo depois pousado na sua superfície porosa e vermelha.
Curiosity passou os últimos três anos a explorar a Cratera Gale – uma zona de baixa altitude que os cientistas pensam ser o local mais provável onda possa ter existido vida no passado. Recentemente foram publicadas algumas imagens muito bonitas sobre este planeta.
Desde o momento em que o “laboratório sobre rodas” chegou à cratera, já atravessou cerca de 11 quilómetros, recolhendo amostras, tirando fotografias e analisando rochas, disse Ashwin Vasavada.
Mais perto do início da missão, a sonda havia encontrado evidência da existência de um antigo lago de água nos sedimentos de Yellowknife Bay, o ponto mais baixo da cratera.
Apesar do robô não ter confirmado a possível existência de vida no planeta vermelho, as descobertas sobre a existência de água no passado, bem como compostos contendo carbono e nutrientes, mostram essa possibilidade.
A sonda completou recentemente a sua viagem de um ano até à base da Mount Sharp, uma montanha com cerca de 5 quilómetros de altura no centro da Cratera Gale.
Vasavada afirma que a Curiosity já enviou tantas informações, que nem eles estavam à espera de receber. Apesar de três anos já terem passado, Vasavada não acha que estamos a ficar velhos.
“Nós não achamos que estamos a ficar velhos. Nós ainda sentimos que temos muito pela frente.” – Ashwin Vasavada
Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.