Telescópio espacial obteve imagens do lado escuro da lua
…atravessando à frente da Terra!
A animação foi capturada pela Earth Polychromatic Imaging Camera (EPIC), que está a bordo do Observatório Climático Espaço Profundo (DSCOVR) e, além de nos mostrar a face escura da Lua, também é possível verificar a Terra, iluminada, podendo-se efetuar diversas observações ao ozono, vegetação, altura das nuvens, etc.
As imagens utilizadas para produzir a animação foram tiradas entre as 15:50 e as 20:45 EDT no dia 16 de julho. Estas imagens mostram a Lua a mover-se sobre o Oceano Pacífico, perto da América do Norte. O Pólo Norte localiza-se no canto superior esquerdo da imagem, refletindo a inclinação da órbita de rotação da Terra.
O lado escuro da Lua era desconhecido até 1956, quando o veículo espacial Soviet Luna 3 obteve as primeiras imagens. Desde então, diversas missões têm sido conduzidas pela NASA de forma a obter mais informações e imagens sobre esse lado oculto.
Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.