Tecido inteligente que muda de cor será a moda neste século 21 | Pplware Kids

Tecido inteligente que muda de cor será a moda neste século 21

O mundo muda a uma velocidade nunca antes imaginada. Estamos dentro de uma esfera que todos os dias recebe novos conceitos, novas ideias e novas formas que mudam a vida do ser humano.

Telefones inteligentes, carros inteligentes, colunas de som que falam connosco e tecidos que mudam de cor de forma espontânea. Estamos num mundo incrível.


Sim, hoje vamos dar a conhecer tecidos que mudam de cor e que vão certamente mudar também o conceito de moda.

A Universidade da Flórida Central desenvolveu um tecido inteligente que muda de cor e padrão, recorrendo claro está, a uma aplicação.

Pense como poderá revolucionar o seu dia a dia, as suas roupas e acessórios apenas mudando a cor, o padrão e combinando, numa espécie de cobertura camaliónica, a sua presença com o meio envolvente.

Este novo tecido chama-se ChroMorphous e é composto por microfios metálicos, envolvidos em cada uma das linhas do tecido. A corrente elétrica, libertada através de uma bateria, estimula o aumento ou diminuição da temperatura fazendo com que pigmentos específicos no tecido reajam a estas alterações e mudem de cor e padrão.

O debate sobre se “o vestido” é azul e preto ou branco e dourado agora tem uma terceira resposta: pode ser ambos. Pelo menos quando se usa um novo tecido que muda de cor desenvolvido por uma equipa da Faculdade de Óptica e Fotónica (CREOL) da Universidade da Flórida Central.

Essa tecnologia difere significativamente do atual vestuário iluminado, pois não gera luminância dos LEDs embutidos, mas sim das próprias fibras.

Cada fio é enrolado em um pedaço de metal super fino. Como a quantidade de corrente elétrica que atravessa o fio é modulada, a sua temperatura aumenta e diminui ligeiramente. Pigmentos especializados dentro dos fios reagem a essas diferenças de temperatura e mudam de cor. Todo o processo é controlado por meio de uma app de smartphone.

O material ainda está nos seus estágios iniciais de desenvolvimento e atualmente possui várias limitações.

Para já, cada fio só pode mudar entre 2 e 4 cores distintas, não vamos ter Technicolor Dream Coats no futuro imediato. Além disso, embora o material seja lavável na máquina e possa ser passado a ferro, ainda é bastante grosseiro – semelhante a lona ou ganga pesada.

A equipa da UCF está a trabalhar com fabricantes locais para reduzir ainda mais as dimensões do fio e criar materiais tecidos mais confortáveis. Além disso, as fibras que mudam de cor só podem ser tecidas numa direção até agora, seja horizontalmente ou verticalmente. Isso significa que o material pode exibir listas, mas ainda não mostrará desenhos mais complexos.

É possível que os primeiros produtos cheguem ao mercado no próximo ano. Esta é uma potencial revolução para a indústria da moda, permitindo uma personalização em massa, mas pode também ter um potencial de utilização noutras áreas, como na segurança, medicina ou a nível militar.

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×