Sabia que o primeiro smartwatch apareceu em 1977?
Se pensa que os relógios inteligentes são uma moda com um ou dois anos… ou mesmo três, está enganado. Vamos lá alargar esse espaço temporal para 38 anos. Surpreso?
Pois é, estávamos nós apenas a 3 anos após a revolução dos cravos e o mundo, pela mão da HP, via nascer um incrível e inteligente relógio a que lhe foi dado o nome de HP-01.
Ainda a Microsoft andava entretida a pintar as paredes da empresa recém criada, a Apple ainda nem logótipo tinha e já a HP dava um salto monumental na época.
Na altura, o HP-01 foi o primeiro smartwatch do mundo. Contudo na época os relógios digitais eram o que de mais moderno existia no mercado, este distinguia-se, não pela calculadora (sim, tinha, mas não era o único) mas sim porque tinha um ecrã em LEDs vermelhos com 7 caracteres, um teclado de 28 teclas, cronómetro, despertador e a possibilidade de guardar dados. Era um avanço tecnológico incrível para o ano de 1977, o que de mais avançado poderia ter no seu pulso.
Se pretende perceber com detalhe a importância do salto tecnológico à data, visite o trabalho que o site Hodinkee desenvolveu com uma análise detalhada ao HP-01.
Agora, digam lá, fica bem ou não no pulso?
Em 1977 “…estávamos nós a poucos anos da revolução dos cravos…”…???!!!!
Sim, só tinham passado 3. Mas eu melhoro para quem não percebeu!!!
Isso faz-me lembrar aqueles relógios-calculadora de pulso que saíam nas máquinas de brindes… Nunca tive nenhum, mas os meus colegas gabavam-se desses “gadgets”! 😉
E aqueles que eram vendidos pelos “mónhés”, nas feiras, que até tinham comando de TV.
Muito brincamos nós (eu e os meus amigos) a desligar as TV’s dos cafés!!! 😀