Realidade Virtual ajuda nas consultas do dentista | Pplware Kids

Realidade Virtual ajuda nas consultas do dentista

Ir ao dentista é para muitas pessoas um pesadelo. Só de pensar na quantidade de aparelhos estranhos e no som que estes fazem deixa muita gente nervosa. A realidade virtual tenta ajudar a tornar as idas ao dentista mais fáceis.



Pode deixar de ter medo do dentista

Com o avanço da tecnologia muita coisa tem mudado. Desta vez a finalidade é tornar as visitas ao dentista mais agradáveis. A realidade virtual está a dar passos também nesta área. E qualquer distração que possa levar o pensamento para longe da cadeira do dentista é uma ajuda.

Várias pesquisas já provaram anteriormente que a realidade virtual funciona muito bem nesta área em crianças, deixando-as bem mais calmas por exemplo, na altura da anestesia. Foram utilizados ambientes naturais como florestas que ajudaram a relaxar.

Primeiros estudos já foram feitos

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Plymouth, em Inglaterra, trabalhou num projeto que aliou a realidade virtual à consulta no dentista e no decorrer deste estudo, ficou concluído que a maioria das pessoas, maiores de 18 anos apreciaram a distração. Num modo geral, os participantes que usaram a realidade virtual disseram que sentiram menos dor, tolerando assim melhor a consulta, com menos ansiedade.

Apesar disso, este tipo de ajuda pode não resultar com todas as pessoas. Durante o estudo, alguns pacientes tiveram de o abandonar devido a falhas tecnológicas mas, outros ainda não se adaptaram a este tipo de estudo. Há sempre quem não consiga desligar-se totalmente da realidade, e caso isso aconteça é impossível relaxar e abstrair-se do que está a acontecer fisicamente.

O cérebro comanda tudo e se o sentimento de medo for superior à capacidade de relaxar e deixar-se levar pelo que está a visualizar nada há a fazer.

A ter em consideração

Contudo, se for dentista e quiser implementar esta tecnologia no seu consultório, para que os seus pacientes sem sintam mais tranquilos e relaxados, tem de ter em atenção alguns pormenores práticos. Para ter realidade virtual a funcionar precisa de fios que passam por vários sítios e alguns podem estar bem perto dos pacientes.

Assim é preciso ter em atenção não só, que os cabos não dificultem a passagem dos pacientes bem como o som/ música que pode levar a que o paciente não ouça as instruções do dentista. A partir daí é só tirar o melhor partido desta ajuda tecnológica.

 

Por Célia Simões para Pplware Kids

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×