Poluição plástica atinge o último espaço natural virgem na Terra: Antártida | Pplware Kids

Poluição plástica atinge o último espaço natural virgem na Terra: Antártida

Plástico e mais plástico… aos poucos o o planeta Terra está plastificado de dentro para fora.

Dada a localização remota e extrema que a Antártida tem na Terra, pensava-se que o continente estava livre da poluição plástica que mancha o resto do mundo. Mas, de acordo com uma revisão recente, nem mesmo essa extensão remota está a salvo da contaminação que a atividade humana produz.


No início deste ano, investigadores da Greenpeace passaram três meses a recolher amostras de água e neve de áreas remotas da Antártida; Após análise exaustiva, confirmou-se que a maioria das amostras recolhidas continha “substâncias químicas perigosas persistentes” ou microplásticos.

Como resultado dessas descobertas, os ambientalistas exigem medidas mais drásticas para impedir a disseminação desses poluentes, antes que os danos ao ecossistema antártico sejam irreversíveis.

Recentemente, a ONU alertou que a poluição por plástico é uma das maiores ameaças ambientais do mundo e referiu que, embora 60 países estejam a tomar medidas urgentes, é preciso fazer mais.

O novo relatório de investigadores do Greenpeace, é parte de uma campanha global para criar o maior santuário marinho no mundo nos mares em torno da Antártida, orientadas para proteger o frágil ecossistema da pesca industrial e ação contra a mudança climática.

Os investigadores foram capazes de mostrar que, em sete das oito amostras de água examinada da superfície do mar, continha microplásticos tais como microfibras, e sete das nove amostras analisadas da neve tinham concentrações detetáveis ​​de produtos químicos perigosos persistentes: substâncias polifluoradas ou PFAS.

Esses produtos químicos são amplamente utilizados em muitos processos industriais e na produção de bens de consumo e têm sido associados a problemas reprodutivos e de desenvolvimento na vida selvagem.

Os investigadores destacaram o fato de que as amostras de neve coletadas incluíam neve recém-caída, sugerindo que substâncias químicas perigosas que são transportadas pela chuva ou pela neve poluída.

A descoberta de plásticos e produtos químicos na Antártida confirmou definitivamente que os poluentes artificiais, os produto da atividade humana, afetam agora os ecossistemas em todos os cantos do mundo. As consequências dessa contaminação generalizada permanecem em grande parte desconhecidas.

Há relativamente poucos dados sobre a extensão da microplásticos em águas antárticas e os investigadores disseram esperar que o novo estudo levasse a uma maior compreensão da disseminação global de poluentes plásticos e produtos químicos.

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×