Navio antigo encontrado com tesouro de 17 mil milhões de dólares | Pplware Kids

Navio antigo encontrado com tesouro de 17 mil milhões de dólares

Corria o ano de 1708, quando a armada espanhola ficava sem o seu galeão San José. O navio afundara-se no mar das Caraíbas e perdia-se a sua carga valiosa.

310 anos depois, o galeão é encontrado e nos seus destroços está um tesouro que tem um valor de mais de 15 mil milhões de euros.


Foram identificados os destroços do galeão San José que se afundou em 1708 no mar das Caraíbas. O navio foi identificado depois de analisados os seus canhões de bronze tão singulares.

Gravados na superfície do metal dos canhões estão uns golfinhos. A prova enviada pelo REMUS 6000, um veículo autónomo que funciona em grandes profundidades. O veículo chegou a 9 metros de distância do naufrágio em 2015, de acordo com a Instituição Oceanográfica Woods Hole (WHOI).

Apesar de a WHOI conhecer esses detalhes desde novembro de 2015, apenas agora as suas agências afiliadas, entre elas o governo colombiano, deram autorização para que os investigadores anunciassem todos os detalhes publicamente.

O San José estava equipado com 62 canhões, o que se mostrou pouco quando confrontado com os quatro navios britânicos. O naufrágio aconteceu durante a Guerra da Sucessão Espanhola, entre 1701 e 1714, quando a Inglaterra, Portugal e Alemanha se opuseram à união dinástica entre a França e Espanha. Os navios cheios de ouro da América Latina eram enviados para financiar os conflitos na Europa.

Estes navios que transportavam esta carga valiosa, por norma era escoltados por outras embarcações, contudo, naquela ocasião houve um atraso na chegada desses navios e o comandante José Fernandez de Santillan, conde de Casa Alegre, decidiu iniciar a viagem de qualquer maneira, com apenas um navio e a sua tripulação de 500 homens. A história deixou claro que foi um erro tremendo e a luta acabou de forma sangrenta.

O navio transportava ouro, prata e esmeraldas, no valor atual entre 4 e 17 mil milhões de dólares, segundo as empresas envolvidas na avaliação do tesouro.

Nos últimos três séculos, inúmeros caçadores de tesouros procuraram pelos restos do navio, mas apenas no final de 2015 um grupo internacional de cientistas encontrou o naufrágio com a ajuda do navio da marinha colombiana ARC Malpelo.

San José foi encontrado a 600 m de profundidade, numa expedição aprovada pelo Ministério da Cultura da Colômbia.

Depois de localizados os destroços, o REMUS 6000 entrou em ação, famoso por ajudar anteriormente na localização do voo Air France 447 do Brasil para a França em 2009. “O REMUS 6000 foi a ferramenta ideal para o trabalho, já que é capaz de conduzir missões de longa duração em grandes áreas”, disse Mike Purcell, engenheiro e líder de expedição.

O governo colombiano pretende construir um museu para abrigar os restos do San José, incluindo os seus canhões e cerâmicas.

Via

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×