Morreu o homem mais velho do mundo com 113 anos | Pplware Kids

Morreu o homem mais velho do mundo com 113 anos

O homem mais velho do mundo morreu esta sexta-feira com 113 anos. Yisrael Kristal, filho de judeus ortodoxos, nasceu na Polónia em 1903, faria 114 anos no próximo dia 15 de setembro. Yisrael Kristal nasceu em Zarnow, na Polónia, mas vivia em Haifa, a norte de Israel há mais de 60 anos.



Com a invasão nazi na Polónia, em 1939, o bairro onde morava com a sua família foi transformado num gueto. Mais tarde, por volta de 1944, ele e a sua mulher Chaja Feige, foram deportados para Auschwitz, mas antes ainda os seus dois filhos morreram. A sua mulher, Chaja acabou por ser morta no campo de concentração.

Kristal conseguiu sobreviver por pouco. Foi encontrado pelos Aliados em maio de 1945. Quando foi encontrado pesava apenas 35 quilos. Em 1950 emigrou para a cidade de Haifa em Israel, com a sua segunda esposa e um filho desse casamento.

Com mais de 100 anos decidiu realizar o seu Bar Mitzvah, a cerimónia judaica que costuma acontecer aos 13 anos, considerada a passagem à vida adulta. Kristal não conseguiu realizar o seu Bar Mitzvah nessa altura porque foi na altura que começou a I Guerra Mundial, ficando assim adiado por 1 século.

Em 2016 foi oficialmente reconhecido como o homem mais velho do mundo. Anteriormente a data pertencia a Yasutaro Koide, japonês que morreu com 112 anos em janeiro de 2016.

Apesar de conseguir chegar a uma idade mais avançada que o seu antecessor, Kristal não conseguiu alcançar a idade da pessoa mais velha do mundo. É uma mulher natural da Jamaica, Violet Brown tem atualmente 117 anos.

O livro do Guinness já está à procura do novo homem mais velho do mundo.
 

Por Célia Simões para Pplware Kids

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×