Estudos científicos em chimpanzés são suspensos nos EUA
… no Instituto Nacional de Saúde do país.
A utilização de animais em testes de laboratório é, felizmente, uma prática cada vez menos comum no seio da comunidade científica e agora surge uma nova boa notícia no sentido de abolir com esta prática.
O Instituto Nacional de Saúde, nos Estados Unidos, suspendeu de vez todos os testes que envolviam chimpanzés. Os primatas que serviam de cobaias vão agora poder descansar num santuário.
A decisão levada a cabo pelo Instituto Nacional de Saúde ocorre dois anos depois de anunciar o fim da maioria das pesquisas biomédicas com chimpanzés envolvidos.
Estes animais partilham com os humanos 98% dos genes, daí terem, durante tantos anos, feito parte deste tipo de investigações.
Esta decisão surge ainda na sequência desta espécie ter sido declarada uma espécie em risco pelo Fish and Wildlife Service dos EUA que exigiam aos investigadores permissões adicionais para desenvolver qualquer tipo de pesquisa.
Ainda assim, existem ensaios, como os testes da vacina do Ébola, vão continuar a ser feitos em primatas, já que a comunidade científica os considera essenciais para a vida humana.
Os 50 chimpanzés que se encontravam em cativeiro pelo Instituto Nacional de Saúde dos EUA serão levados para o santuário no Luisiana, o Chimp Haven.
Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.