Descoberta cidade da Mesopotâmia intacta com mais de 4 mil anos | Pplware Kids

Descoberta cidade da Mesopotâmia intacta com mais de 4 mil anos

Uma cidade da Mesopotâmia do final do terceiro milénio antes da era cristã, foi descoberta por uma equipa de arqueólogos. Xarab-I Kilashin, a cidade encontrada, situada nas imediações do rio Grande Zab, um afluente do rio Tigre, ao contrário de muitas outras cidades não foi destruída pelo Estado Islâmico.



Cidade fora do comum

Arqueólogos integrados no projeto UGZAR- Upper Greater Zab Archaeological Reconnaissancenesta (Reconhecimento Arqueológico do Grande Zab Superior), estão na zona desde 2012, numa área de 3.000 metros quadrados no chamado Crescente Fértil. Ficaram admirados de encontrar esta cidade tão pequena. Com aproximadamente 300 metros de diâmetro, tamanho que não é de todo normal, pois nunca antes tinha sido descoberta nesta zona nenhuma outra cidade com estas dimensões.

O que é surpreendente é o tamanho deste assentamento. Todos assentamentos precedentes evidenciados na área são muito pequenos em tamanho, raramente excedendo um hectare. O mesmo se pode dizer de assentamentos contemporâneos a Xarab-i Kilashin, o nosso local urbano, que eram meras vilas

Rafal Koliński, investigador da Universidade Adam Mickiewicz, na Polónia.

12 mil peças encontradas

No decorrer das escavações foram encontradas cerca de 12 mil peças de cerâmica e também selos decorativos. Tudo leva a crer, pelas peças encontradas, que esta cidade devia ter uma grande produção de cerâmica e também de tecelagem, já que os selos de terracota eram usados para decorar tecidos, e esta era uma indústria típica das cidades do sul da Mesopotâmia.

Tudo isto “passou ao lado” do Estado Islâmico, pois os Jihadistas do Daesh profanaram muitas antiguidades que faziam parte da história do Iraque e da Síria, tais como o tão conhecido Arco do Triunfo na cidade de Palmira.

Devem ter ficado a salvo porque esta cidade já estava subterrada, o que leva a crer que pode haver outras cidades como esta, por descobrir.

 

Por Célia Simões para Pplware Kids

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×