Colisão entre dois Sóis foi registada pela primeira vez | Pplware Kids

Colisão entre dois Sóis foi registada pela primeira vez

O European Southern Observatory registou durante esta semana, pela primeira vez em toda a Galáxia, a colisão de duas estrelas enormes, que resultou numa gigantesca explosão.


As duas estrelas que colidiram eram dois Sóis do sistema solar duplo VFTS 352. O acontecimento foi registado pelo Very Large Telescope, localizado no Chile.

As duas estrelas juntas têm uma massa equivalente a 57 vezes a massa do nosso Sol, aproximadamente, e a temperatura das suas superfícies é de mais de 40 mil graus Celsius. No caso do nosso Sol a temperatura é de aproximadamente 5.500 graus Celsius).

Este tipo de evento nunca tinha sido registado já que é extremamente raro. A colisão ocorreu a uma distância de cerca 160 mil anos-luz de distância da Terra no sistema VFTS 352, localizado na região da Nebulosa de Tarântula, parte da Constelação de Dorado.

Depois desta colisão existem três cenários possíveis de ter ocorrido. As 2 estrelas podem simplesmente morrer após a colisão, podem dar origem a uma única estrela ou poderão gerar um buraco negro.

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×