Cobertor Espacial usado pelos sobreviventes do ataque em Paris
O mundo foi violentamente sacudido com um acontecimento trágico, um acto de terrorismo que abalou a sociedade francesa e aterrorizou o mundo pela crueldade dos actos praticados em Paris. As redes sociais foram inundadas de informações, acontecimentos críticos encheram as notícias e o mundo acompanhou a cada minutos um cenário trágico de terror.
As pessoas que foram sendo evacuadas das áreas atingidas eram encaminhadas pelos serviços de emergência e algumas apareciam cobertas com um cobertor aspecto metálico. Mas que cobertores são esses que foram distribuídos aos sobreviventes nessa noite fria e trágica?
Embora seja um pormenor que no âmbito do acontecimento se possa perder pela insignificância informativa ou relevância histórica, é um dado curioso saber que as unidades de socorro utilizam cobertores espaciais, criados pela NASA, que têm um vasto leque de utilidades e que foram criados também para aquecer os astronautas no espaço.
Estes cobertores espaciais – também conhecidos como cobertores solares ou de emergência – foram criados durante os anos 60 pela NASA e, claro, tinham como objectivo serem utilizados pelos astronautas no espaço.
Mas como outros produtos, dada a sua qualidade e preço de fabrico, foram também adoptados pelos serviços de emergência por serem baratos (custa cerca de 2,5 euros) e serem extremamente úteis. Os kit de emergência dos automóveis já contemplam este tipo de cobertores, por exemplo.
Que material é feito o Cobertor Espacial?
O cobertor espacial é produzido numa fina folha de plástico revestida por uma camada ainda mais fina de alumínio. Este cobertor não funciona da mesma forma que os cobertores convencionais. Para começar, ele não retém o ar quente como o de tecido que é usado nos têxteis lar, nas camas por exemplo – este cobertor reflecte de volta para o seu corpo até 80% do calor irradiado pelo seu mesmo corpo. E a consequência disso é um cobertor bem quente e muito leve.
Em Paris, a maioria das vítimas das explosões e dos tiroteios que se espalharam por diferentes lugares da cidade estava na casa de espectáculos Bataclan, onde assistiam ao concerto da banda Eagles of Death Metal. Foi o pesadelo que vitimou mais de 120 pessoas, até ao momento.
Via: Gizmodo
Sem querer fazer publicidade… medicalexpress.net/lencois-de-urgencia.html
Sempre útil num kit de 1ºs Socorros e nada de muito caro.
Interessante.
http://www.ebay.com/sch/i.html?_from=R40&_trksid=p2050601.m570.l1313.TR0.TRC0.H0.Xspace+blanket.TRS0&_nkw=space+blanket&_sacat=0
tenho vários em casa…