Buraco do Ozono diminuiu na Antártida! | Pplware Kids

Buraco do Ozono diminuiu na Antárctida!

O tempo passa mas já lá vão quase trinta anos depois de um tratado internacional que veio proibir o uso de clorofluorcarbonetos (CFCs). Finalmente parecem haver resultados muito positivos no que toca ao buraco de ozono da Antárctida.

Esta “ferida” está finalmente a fechar-se!

pplware_buraco_ozono00


Boas novidades chegaram da Antárctida! Quase depois de 30 anos do Protocolo de Montreal de 1987, que proibiu o uso de CFCs, o planeta está agora a recuperar uma das suas mais importantes camadas protectoras.

 

O buraco do Ozono está a fechar-se

Foi no passado mês de Setembro que um grupo de cientistas percebeu, através de um estudo, que a camada do ozono está a diminuir, o que significa que o buraco do ozono está-se a “curar”.

O que foi agora descoberto é que desde o ano 2000, o buraco do ozono encolheu cerca de 4 milhões de quilómetros quadrados. Apesar desta suposta cura acontecer de forma lenta, o importante é que de facto está mesmo a acontecer.

Os cientistas têm vindo a acompanhar o buraco do ozono da Antárctida, que abre todos os anos no final de Agosto ou início de Setembro, e que atingiu o seu tamanho máximo em Outubro, desde 1980.

O tamanho do buraco do ozono varia muito de ano para ano, porque as reações químicas que destroem o ozono são altamente sensíveis a mudanças na luz solar, temperatura e cobertura de nuvens na estratosfera. 

Esta é a esperança de que o planeta está no caminho certo da cura. É uma excelente notícia para todos os que se esforçaram e lutaram para que a camada do ozono se regenerasse.

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×