As abelhas são declaradas o ser mais importante do planeta, mas estão a morrer | Pplware Kids

As abelhas são declaradas o ser mais importante do planeta, mas estão a morrer

As abelhas são importantíssimas para os humanos em vários aspetos, entre eles a produção de mel, mas atenção, a sua importância maior não é produzir esse nectar para o nosso consumo.

A função mais importante das abelhas é a sua contribuição que elas dão às plantas em todo o mundo. Elas geram uma enorme cadeia natural de flora, polinização da qual a vida no planeta depende muito.


“Um mundo sem abelhas seria um mundo sem pessoas”

As abelhas desempenham um papel fundamental na biodiversidade, a agricultura global depende de 70% desse trabalho. A sua importância é tal que 70 de 100 produtos consumidos dependem da intervenção das abelhas. A polinização é tão importante que sem ela as plantas não poderiam reproduzir-se, o que levaria a extinção de espécies da fauna terrestre do planeta.

É por isso que as abelhas são cruciais para o nosso planeta e para o resto das espécies.

 

Smartphones podem estar a matar as abelhas

Uma das razões pelas quais as abelhas foram nomeadas como uma espécie muito valiosa no mundo é devido ao rápido desaparecimento da mesma que os cientistas não conseguem explicar.

Com o passar do tempo, esse problema continua a aumentar e ninguém tem ideia do motivo pelo qual estão a desaparecer.

Existem muitas teorias, uma delas é devido aos smartphones. Segundo o Instituto Federal de Tecnologia da Suíça, as ondas que são emitidas durante uma conversa têm a capacidade de desorientar as abelhas até as levar à morte.

Após a realização de alguns estudos, constatou-se que a comunicação através de telemóveis pode levar as abelhas a produzir um ruído dez vezes maior que o normal.

 

Pesticidas estão a matar as colmeias

Outra teoria explica que pode ser devido ao uso maciço de pesticidas na agricultura, veneno que absorvido por esses insetos quando sugam o néctar das flores. Depois de levá-lo para a colmeia, fica preso nos produtos como cera, própolis e mel, envenenando o favo de mel, assim como a abelha-mestra (ou abelha rainha) e se ela morrer, sabemos que o favo de mel está completamente extinto.

Como é muito complicado para as pessoas renunciarem ao uso de smartphones e antenas de telecomunicações, tem sido difícil para os cientistas encontrar uma solução para o problema.

Os ambientalistas consideram esta situação muito preocupante há muito tempo, é necessário uma solução precoce para este problema já que após o desaparecimento das abelhas poderíamos sofrer sérias consequências.

E como referiu David Susuki: “Um mundo sem abelhas seria um mundo sem pessoas”.

Já estamos a ver um problema do ponto de vista reativo o que nos faz estar atrasados…. resta saber se conseguimos recuperar o atraso!

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×