Antipode – Voar de Londres a Nova Iorque em 11 minutos | Pplware Kids

Antipode – Voar de Londres a Nova Iorque em 11 minutos

Depois do fim do Supersónico Concorde, o mundo ficou à espera que aparecesse um outro substituto ao mais rápido meio de transporte do mundo, capaz de dobrar a velocidade do som.

Agora Charles Bombardier, um designer industrial canadiano, propõe o “Antipode”, um jacto privado de luxo projectado para atingir 24 vezes a velocidade do som.

Ipad-Antipode-5


O Conceito Antipode

O Antipode é um conceito de avião comercial supersónico que utilizará propulsores reutilizáveis de foguetões, permitindo ao mesmo elevar-se até 12,1 quilómetros da superfície numa velocidade de 6.174 km/h. Quando estiver a essa altura, os foguetões serão largados da aeronave e voltariam à pista de voo. A aeronave, nessa fase voará com o seu motor ramjet supersónico para atingir uma velocidade de 29 635.2 km/h, velocidade 12 vezes mais rápido que a velocidade do som.

pplware_antipode01

Para haver um exemplo com o Concorde que conhecemos, este conceito agora apresentado poderá fazer um voo transatlântico entre Londres (em Inglaterra) e Nova Iorque (nos Estados Unidos) em 11 minutos (actualmente são cerca de oito horas) ou de Nova Iorque a Sydney (na Austrália) em 30 minutos (em vez de quase 20 horas num voo normal).

pplware_antipode02

 

Um avião que voa a 20 mil km/h?

Este é o objectivo de um jacto privado de luxo que está a ser projectado para voar 24 vezes mais rápido que a velocidade do som, ou seja, a 12427 milhas por hora (perto de 20 mil km/h), segundo o britânico “The Telegraph”.

Vai chamar-se “Antipode”, terá dez lugares e será 12 vezes mais rápido do que o Concorde, que deixou de voar em 2003. O inventor é o canadiano Charles Bombardier, que no ano passado divulgou um outro projecto: o “Skreemr”, com 75 lugares e capacidade para viajar a 7673 milhas por hora (12348 km/h).

pplware_antipode03

 

Porquê o nome Antipode?

Segundo empresa, há neste conceito alguns problemas relativos aos materiais que podem não ser capazes se resistir ao “calor, pressão e stress estrutural”. Outro problema poderá ser o ruído, ao ultrapassar a barreira do som. Mas, como refere o “The Telegraph”, a solução será uma espécie de “bocal” no nariz do “Antipode” que sugasse o ar, criando um contra-fluxo de ar na superfície do aparelho que o iria arrefecer e abafar o ruído. Tal solução foi proposta pelo engenheiro aeroespacial Joseph Hazeltine.

 

E o preço deste projecto?

É igualmente um preço incrível. O “Antipode” ainda é apenas um projecto, um conceito, que Charles Bombardier estima poder custar 150 milhões de dólares (cerca de 140 milhões de euros).

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×