A electricidade armazenada numa folha de papel
O “papel de potência” é o novo projecto em desenvolvimento pela Universidade sueca de Linköping, um novo material com uma notável capacidade de armazenar energia.
Este papel apresenta-se numa fina folha de décimos centímetros de espessura, construído a partir de nano-celulose, e tem uma capacidade de armazenamento de energia semelhante à dos super condensadores existentes no mercado, actualmente.
A novidade desta criação não está na capacidade de armazenamento de energia numa película fina, já que isso já existe há algum tempo. A novidade está sim na capacidade de produção tridimensional, já que é possível produzi-la com diferentes espessuras.
Este papel é feito com recurso a materiais renováveis, é leve, não contém produtos químicos nocivos e é à prova de água. A sua recargar pode ser feita de formas muito rápida, demorando apenas alguns segundos no processo.
Para os investigadores, este é um verdadeiro sonho perante uma realidade onde a sustentabilidade energética é um factor de importância crucial.
Fonte: Universidade de Linköping
Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.