Suécia estreia estradas eletrificadas para recarregar veículos elétricos
Uma das limitações dos veículos elétricos é a sua fraca bateria que condiciona a autonomia. Não é falta de tecnologia dos motores, não é a adaptação das condições necessárias ao consumo de energia, mas é sobretudo o armazenamento que é pouco para o consumo exigido.
Para combater este tipo de fragilidade, a Suécia vai apostar em eletrificar as estradas para recarregar os veículos elétricos em andamento.
É uma espécie de pista de carros que tanto nos deliciou em miúdos, pelo menos os da geração de 70 e 80. Era fantástico montar a pista, ligar à corrente, colocar os carros de competição na sua linha e apertar o comando.
Bom, a ideia é muito parecida mas adaptada à realidade das estradas e dos transportes atuais. Para este novo conceito, já foram iniciadas as adaptações necessárias e a primeira seção foi feita nos arredores de Estocolmo.
A Suécia inicia a sua jornada rumo à conversão para estradas capazes de alimentar veículos elétricos, com o lançamento dos primeiros 2 quilómetros de estrada transformados para tal na área do aeroporto de Arlanda, nos arredores de Estocolmo. Este é o primeiro passo desde o anúncio do governo do país para criar um sistema de transporte com menores emissões de dióxido de carbono e com maior eficiência energética.
O sistema consiste num braço móvel que pode ser ligado a uma pista, que tem uma guia embutida no pavimento, para fornecer a recarga do veículo que circula na estrada.
A pista é dividida em seções de 50 metros de comprimento, a fonte de alimentação só é aplicada quando necessário, se o veículo sair da seção eletrificada a energia é automaticamente desligada.
Para obter a rentabilidade do sistema, propõe-se identificar o proprietário de cada veículo e, desta forma, a quantidade de energia consumida pode ser faturada eletronicamente.
O teste de estrada de uma secção de 10 km na “rota 893”, distância compreendida entre Arlanda, desde o terminal de carga até Rosersberg, seria ideal para permitir uma maior circulação de veículos pesados. Este projeto de teste contempla mesmo um camião de 18 toneladas que transportará mercadorias.
A ideia não é de todo impossível ou complicada, até porque a Suécia tem apenas pouco mais de 20 mil quilómetros de estradas. De acordo com a previsão de especialistas, electrificar 5.000 quilómetros seria suficiente para ter infraestrutura que pudesse acomodar a necessidade do ambiente. Além do ambiente despoluído, o que é mesmo mais atraente é o facto de ao electrificar a estrada o consumo de energia traria economias substanciais, quer ao nível das infraestruturas de apoio ao carregamento, quer mesmo ao utilizador em tempo… que no mundo atual é dinheiro.
Bem, cidades como Lisboa ou Porto têm os eléctricos. Quem sabe se as linhas destes podiam ser adaptadas para veículos eléctricos…
Não me parece má ideia, mas seria necessário que o veículo conseguisse manter a trajectória mantendo assim o contacto com o carril, o que me parece difícil, principalmente em Portugal com tanto asfalto em mau estado