Sabe porque razão o seu nariz entope um lado de cada vez?
Já reparou que quando está constipado, ou constipada, o seu nariz só funciona um lado de cada vez?
Provavelmente já deu conta que quando estamos doentes ele “entope”. Contudo, estamos sempre a respirar com mais força através de uma das nossas narinas. Durante o dia, os lados trocam e a outra narina entra em ‘modo de trabalho’. Mas porque será?
Este processo é automatizado pelo sistema nervoso autónomo, o mesmo sistema que controla muitas coisas que o nosso corpo faz sozinho, como a digestão e a frequência cardíaca. No nariz, este sistema controla o seu ‘ciclo nasal’, para que cada narina funcione de forma eficaz.
O ciclo nasal acontece várias vezes durante o dia. Para abrir um lado do nariz e fechar o outro, o seu corpo vai encher o tecido com sangue, da mesma forma que faz com o pénis quando os homens têm uma ereção.
Estas questões não são do âmbito comum, pelo menos raramente são abordadas com esta simplicidade. Contudo, o tema surgiu em jeito de resposta a uma pergunta no site da rede americana de TV CNN, a pediatra Jennifer Shu explicou a uma pessoa, que interpelou a médica, como funciona o ciclo. Isto porque quem questionou referiu que o seu nariz parecia estar congestionado já há um mês.
A maioria das pessoas não percebe a obstrução alternada, a menos que tenha um bloqueio prolongado de um ou ambos os lados do nariz, como os causados por um desvio de septo nasal, uma constipação, sinusite, pólipos nasais ou alergias.
Referiu a especialista.
Quando estamos doentes e realmente congestionados, o excesso de muco faz com que a narina, que está a receber menos ar, pareça muito mais fechada do que a outra.
Em condições normais, explicou Shu, o aumento do fluxo sanguíneo causa congestionamento numa narina durante 3 a 6 horas antes de passar para o outro lado. Também há um aumento do congestionamento quando se está deitado, o que pode ser especialmente notado quando a cabeça está virada para um lado.
Há pelo menos duas razões pelas quais o ciclo nasal acontece. Em primeiro lugar, ele faz com que o nosso olfato fique mais completo. Moléculas de diferentes odores degradam-se em taxas diferentes e os nossos recetores olfativos captam-nas de acordo com o seu tempo de “existência”. Alguns odores são mais fáceis de detetar e processar numa corrente de ar de movimento rápido, o que é feito com a narina descongestionada, enquanto outros são melhor detetados na corrente de ar mais lenta, na narina congestionada.
Além disso, este sistema também parece manter o nariz funcional na sua função de filtro de ar e de humidificador. O congestionamento alternado dá ao muco e aos cílios (os pelos minúsculos dentro do nariz) em cada narina uma pausa bem merecida do ataque de ar e evita que o interior das narinas seque, grete e sangre.
O que faço para amenizar os espirros e entupimento de nariz?