A indústria encobriu relacionamento do açúcar a problemas cardíacos | Pplware Kids

A indústria encobriu relacionamento do açúcar a problemas cardíacos

Atualmente é do conhecimento de todos nós que o açúcar é prejudicial para a nossa saúde, e não é apenas por causa do seu alto teor calórico. Está, por exemplo, ligado a alguns problemas cardíacos.



Açúcar é mais prejudicial que as gorduras

Várias pesquisas provaram que, o mesmo número de calorias presentes no açúcar em relação a outros tipos de alimentos, provocam reações muito diferentes no nosso organismo.

Até há alguns anos atrás os alimentos mais prejudiciais para a saúde eram os que continham muita gordura. Hoje em dia sabe-se que isso não corresponde à verdade, sendo o açúcar muito mais prejudicial que as gorduras.

No decorrer da última década muitos têm sido os estudos que relacionam as doenças cardíacas ao consumo excessivo de açúcar. Ainda na década de 1960, cientistas chegaram à conclusão que o açúcar estava envolvido nas causas de doenças cardíacas.

Essas investigações não foram divulgadas porque foram encobertas pela indústria do açúcar. Assim, nunca foram conhecidas ligações com as doenças cardíacas.

O que a indústria açucareira fez sucessivamente é que eles transferiram toda a culpa para as gorduras

Declara o investigador Stanton Glantz, da Universidade da Califórnia em São Francisco.

Financiamentos controlam os estudos

Glantz e a sua equipa fizeram uma pesquisa onde analisaram a empresa Sugar Research Foundation e o seu vinculo à associação americana de comércio de açúcar. A empresa financiou uma pesquisa sobre os efeitos prejudiciais do açúcar para a saúde, mas retirou o financiamento antes da pesquisa ser divulgada porque os resultados não estavam a ser os esperados.

Em 1967, a Sugar Research Foundation financiou secretamente um estudo onde foram usados ratos de laboratório para comparar os efeitos do açúcar versus os efeitos da gordura na saúde.

O estudo, que durou três anos, teve o financiamento para a conclusão do estudo negado. Ao fim de doze semanas após a conclusão os resultados mostraram que os ratos sujeitos a uma dieta com alto teor de açúcar tinham níveis mais altos de triglicéridos. Um fator de risco que pode levar a ataque cardíaco e acidente vascular cerebral.

Pouca transparência

O estudo mostrou ainda que houve relação entre o consumo de açúcar e a Beta-glucuronidase, uma enzima associada ao cancro da bexiga em humanos.

A equipa de Glantz, mostrou o quanto a indústria tem influência nas pesquisas relacionadas com a saúde, de forma a beneficiar a própria indústria. E que estudos feitos relacionados com tabaco, produtos farmacêuticos ou mudanças climáticas nem sempre são dados a conhecer da forma mais transparente.

Arquivado na categoria: Saúde


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×