Japão terá o maior parque flutuante de energia solar do mundo
As energias renováveis estão a ocupar uma dimensão cada vez maior um pouco por todo o mundo. O objectivo é criar fontes de energia mais limpas e sustentáveis para o planeta.
Agora, do Japão surge a notícia de que o país se prepara para criar o maior parque de energia solar do mundo sobre a água.
A construção do parque estará a cargo da empresa japonesa Kyocera e será construída na reserva de Yamakura Dam, no sudoeste de Tóquio. Este parque irá ocupar uma área de 180 mil metros quadrados e terá uma capacidade de geração de energia que poderá atingir os 13,7 megawatts, o suficiente para abastecer a população residente, cerca de 5 mil pessoas.
Com este parque fotovoltaico estima-se que seja evitada a emissão de 7411 toneladas de CO2, anualmente.
É espectável que o parque flutuante construído com materiais totalmente livres de metais fique concluído até meados de 2018. Toda a estrutura será feita de polietileno reciclável de alta densidade, um material que não sofre qualquer deterioração ou corrosão quando exposto ao sol.
Em termos de impacto ambiental para a região, os especialistas afirmam que a qualidade da água do reservatório não será afectada, sendo que o único prejuízo será um ligeiro acelerar da evaporação da água.
Fonte: WCCF Tech
Sem impacto ambiental? Então e toda a flora(subaquatica) que deixará de receber a luz solar???
Não quer dizer que não seja um bom projecto…