Escassez de água potável pode ter uma solução | Pplware Kids

Escassez de água potável pode ter uma solução

A escassez de água potável é um problema para o mundo e que se agrava a cada ano. Mas se é o Homem o grande responsável pelos problemas de água, é também a ele que se colocam os grandes desafios para encontrar soluções.

Das Universidades de Kentucky, nos Estados Unidos, e de Monash, na Austrália surge uma solução inovadora que passa pelo desenvolvimento de um novo filtro de grafeno capaz de purificar água de uma forma muito mais eficiente do que as soluções actuais.

escassez de água


O problema da escassez de água no planeta nunca irá deixar de ser um problema, muito pelo contrário, este tende a agravar-se com o decorrer dos anos. As soluções que possam surgir entretanto apenas servirão para minimizar os seus impactos.

O novo filtro de grafeno desenvolvido por investigadores das Universidades de Kentucky e de Monash apresenta-se como uma solução de filtragem de água mais eficiente, capaz de filtrar até 9 vezes mais água do que as soluções comerciais existentes.

Além do mais, este filtro de grafeno terá uma resistência e estabilidade tal que permitem a sua utilização durante longos períodos e com pouca manutenção.

escassez de água - análise

Este novo filtro tem como base de sucesso uma forma viscosa de óxido de grafeno, criando “um arranjo uniforme no grafeno”, sendo essa uniformidade que garante aos filtros propriedades especiais, segundo afirma Mainak Majumder, professor e investigador da Universidade de Monash.

Esta solução permite filtrar qualquer partícula superior a um nanómetro, podendo ainda ser produzidos muito mais rapidamente e em tamanhos maiores que os actuais.

grafeno

Além de se aplicar à água, este filtro permite ainda purificar produtos lácteos, vinho ou adaptar-se à indústria farmacêutica.

O grupo de investigadores tenciona agora patentear o produto e testá-lo em diferentes ambientes e adaptado a diferentes contaminantes.

Fonte: Phys.Org

Arquivado na categoria: Kids


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×