Cortam-se árvores, “plantam-se” postes que purificam o ar
A desflorestação é um problema mundial com enorme gravidade. O ar do planeta Terra está cada vez mais degradado e a culpa é do Homem, primeiro porque é produtor de gases poluente e depois porque destrói o grande purificador de ar do planeta: as árvores.
Mas é também o Homem que, perante esta realidade, tenta dar a volta ao problema com soluções tecnológicas sustentáveis, como é o caso dos postes de iluminação pública solares e purificadores de ar.
É uma solução 2 em 1. Pode parecer apenas um poste de iluminação pública, num design diferenciador, mas este poste é também um purificador de ar, que absorve o dióxido de carbono.
Este poste foi idealizado pelo designer Tony Thomas Narikulam e chamou-lhe de Eco Mushroom, um cogumelo ecológico, traduzido em português.
O Eco Mushroom é alimentado através de energia solar e, além de iluminar durante a noite, ainda recolhe o ar poluído através de 4 entradas de sucção de ar, e devolve ar purificado à altura de uma pessoa.
Este processo de circulação de ar acontece através do motor DC, que funciona graças aos painéis solares colocados em cima do candeeiro.
Os resíduos retidos por esta solução deverão ser depositados num contentor colocado no poste do candeeiro que deverá ser sujeito a manutenção frequentemente.
A única questão que se coloca sobre esta solução prende-se com o seu preço. A tecnologia que aqui retratamos ainda não saiu do papel e ainda não se sabe se será economicamente viável.
Eco Mushroom
Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.