Conhece algumas tecnologias que já não se usam (tanto)
Olá pequeno génio, como estás?
Espero que gostes do espaço PplwareKids, e que os nossos posts te tenham ajudado já a perceber um pouquinho mais sobre tecnologia!
Para hoje o tema vai ser para ti mas também para os teus pais, pois hoje vou mostrar-te algumas tecnologias que já não se usam tanto!
Será que as conheces a todas? Vamos ver!!
Bip Pager
Estes pequenos aparelhos foram muito populares entre 1980 e 1990, e serviam para a troca de mensagens, emitindo um ‘bip’ sonoro aquando da sua recepção. Para se enviar uma mensagem para um determinado número de bipper, a pessoa teria que telefonar para o centro de controle de chamadas e dizer a mensagem pretendida, e esta chegaria, em forma de mensagem, ao bip do destinatário.
Máquina de escrever
Em 1714 surgiu a máquina de escrever, desenvolvida por Henri Mill. Trata-se de um instrumento para escrever com teclas incorporadas e que, quando premidas, deixariam a sua marca numa folha de papel, através de fitas de tinta, preta ou vermelha.
Hoje já não é muito comum vermos alguém utilizar as máquinas de escrever, pois os computadores vieram substituir esta forma de passar os pensamentos para o papel.
Walkman – Leitor de Cassetes
Walkman é uma marca, da Sony, mas serve para designar todos os leitores de cassete móveis para ouvir-se músicas ou outras gravações. O primeiro walkman surgiu em 1979 e muitos não acreditaram no sue sucesso, mas a verdade é que quase toda a gente tinha um walkman e era muito habitual vermos as pessoas a ouvir música nas ruas, com os seus headphones.
Depois deste aparelho, surgiu ainda o Discman para ouvir CDs mas ambas estas tecnologias são hoje substituídas pelos smartphones, ipods, e outros leitores mais pequenos.
Cassete (música e VHS)
Esta primeira cassete era aquela que se colocava no Walkman. Estes gadjets continham gravações, como músicas, reportagens etc. Muitos artistas musicais gravaram álbuns em Cassete, e ainda muitas se conseguem encontrar à venda em Quiosques ou supermercados, por exemplo.
É constituída por uma fita magnética no seu interior, o que possibilita a gravação, e a sua criação deve-se à empresa Philips, em 1963.
Atualmente ainda se vêem carros com leitor de cassete.
Esta cassete, é a chamada VHS (Video Home System), e tem também como objectivo a gravação de conteúdos, como por exemplo, programas de TV. A empresa JVC foi a autora deste gadget em 1976, e também ainda consegues encontrar algumas cassetes à venda, com filmes, por exemplo.
Eu mesma tenho inúmeras cassetes de vídeo com bonecos animados!
Disquete
Essa tecnologia foi muito utilizada quando surgiram os computadores ‘em massa’. Serviam de armazenamento de informação.
Tinham um disco magnético que era possível até retirar, e eram gadgets muito úteis que se arrumavam com facilidade.
Com uma capacidade de armazenamento de 1.4 MB (nada a ver com as atuais pens), esta tecnologia começou a ser comercializada no ano de 1971.
Hoje em dia o que vemos mais são as pens, os discos externos e até mesmo o armazenamento Cloud (na nuvem).
Conhecias alguma destas tecnologias?
Conheci todas.
Só o Pager é que não há cá em casa.
eheh eu tenho um da motorola 😉
Tenho um da Expo 98! lol
zip100,disquete 5 1/4, spectrum …
old times, simpler times, awesome moments 🙂
Amiga, spectrum 48k + leitor k7, spectrum 128 c/ leitor k7 integrado … jasus, ca máquinas
Grandes noites em branco … :p
Conheço-as todas, aqui em casa tenho ainda essas coisas todas, mesmo acho que estou a ficar velhote com 29 anos 😀