Bichos-da-seda alimentam-se com grafeno e produzem super-seda | Pplware Kids

Bichos-da-seda alimentam-se com grafeno e produzem super-seda

A China é uma das maiores produtoras mundiais de seda e é de lá que surge uma das mais recentes investigações relacionada com esta matéria-prima.

Cientistas da Universidade de Tsinghua, em Pequim, decidiram pulverizar as amoreiras que alimentam os bichos-da-seda com uma solução líquida de grafeno ou de nanotubos de carbono e o resultado foi surpreendente.

bicho da seda


Depois das folhas de amoreira que alimentavam uma cultura de bichos-da-seda ter sido pulverizada com uma solução líquida de grafeno e outra de nanotubos de carbono, os cientistas envolvidos nesta investigação perceberam que, em ambos os casos, os casulos feitos pelas larvas continham fios mais robustos que os tradicionais.

O nível de tenacidade da seda produzida pelos bichos-da-seda que ingeriram grafeno chegou a 38,04, na escala criada especificamente para avaliar a resistência de materiais, enquanto que a seda dos que comeram nanotubos de carbono alcançou 48,24 na mesma tabela. De notar que a seda convencional tem um valor de 22,7.

bicho-da-seda

Mas as conclusões não se ficam por aqui. Os fios de seda produzidos pelos bichos que estiveram sujeitos à alimentação alterada pelos nanotubos de carbono são capazes de conduzir electricidade.

A utilização deste tipo de seda na produção de roupa poderia torná-la mais resistente e ideal para a criação de dispositivos wearables.

Fonte: Nano Letters

Arquivado na categoria: Kids


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×