Timelapse capta momento onde as plantas da casa se movem durante o dia e dormem à noite
Atualmente temos meios para podermos criar imagens fantásticas quer em termos de beleza, quer mesmo em termos de fonte de conhecimento a diversos aspetos que nos escapam a olho nu.
Como exemplo perfeito disso, Darryl Cheng, do House Plant Journal, criou um vídeo em timelapse que mostra algo que não vemos com os nossos olhos: a vida diária das plantas que acordam para se alimentar à luz e, de noite, adormecem.
Está publicado no Instagram de Cheng, no seu canal @angusandceleste, um vídeo que mostra a hora e a atividade das plantas ao pé da janela:
O vídeo em timelapse mostra dois dos meus impulsores diários favoritos: oxalis e maranta.
Escreve Cheng, citado na Boing Boing sobre o conceito Nictinastia.
Mas o que é o Nictinastia?
Nictinastia é uma modalidade de nastia ou nastismo (respostas não-direcionais a estímulos exógenos) provocada em resposta à luz. As plantas que apresentam este tipo de nastia, durante o dia posicionam as suas folhas abertas e voltadas para cima, para captar melhor a luminosidade e à noite as folhas são posicionadas fechadas.
Desta forma, com o estímulo luminoso que a planta recebe ao longo do dia, mantém as suas folhas abertas, pois, algumas células, localizadas na base do pecíolo (caule que fica entre a bainha e o limbo ou lâmina das folhas das plantas vasculares) de cada folha conseguem perder água rapidamente. Isto ocorre devido ao movimento dos iões de cloro e potássio através das membranas, causando movimento da água para dentro ou para fora da célula, que proporciona mudança de turgor na célula.
Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.