Tampa impressa em 3D sabe se o leite do pacote está estragado
A tecnologia tem destas particularidades deliciosas. Adapta-se às necessidades dos utilizadores e produz os produtos que estes precisam.
Se há várias áreas onde a tecnologia está presente e a trabalhar para o bem comum, há outras, menos claras onde esta sinergia também existe.
Uma prova foi a criação de uma tampa que detecta se o leite de um pacote está estragado. E a sua criação foi feita numa simples impressora 3D.
Este é um caso onde podemos ver que um objecto cada vez mais do nosso quotidiano pode ser usado para criar uma peça essencial, nos dias de hoje, e que com pouco esforço consegue criar algo que vai servir um bem comum.
A criação desta nova tampa reuniu processos de fabrico que até agora estava separados e que a partir de agora podem ser usados para criar outros dispositivos mais complexos.
A partir de agora deixará de ser necessário realizar a chata e bastante incomoda tarefa de cheirar num pacote de leite para saber se este está estragado ou se ainda pode ser bebido.
Recorrendo à impressão 3D, que consegue embeber no plástico circuitos impressos, investigadores de duas universidades passaram a conseguir detectar pequenas alterações eléctricas, que assim detectam a presença de bactérias no leite, sendo esta a forma de detectar que já não está em condições de ser bebido.
Com esta nova tampa os consumidores apenas necessitam de agitar a embalagem, fazendo o leite passar pela tampa, para de imediato saber do seu estado.
Claro que esta técnica não se limita à detecção de leite estragado e poderá ser usada, no futuro, para detectar outros alimentos que não estejam em condições de serem consumidos.
Há um novo mercado de oportunidades à frente desta técnica, o que abre as portas à criação de muitos outros sistemas e mecanismos, que de uma forma ou de outra vão melhorar a nossa vida e o nosso dia-a-dia.
Está assim a chegar a hora de deixarmos de ter de cheirar nos pacotes de leite e, tarde demais, perceber que estes já deviam estar no lixo há algum tempo!
Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.