Sonambulismo, o perigo de não se lembrar do que fez | Pplware Kids

Sonambulismo, o perigo de não se lembrar do que fez

O sonambulismo é um transtorno comportamental do sono, durante o qual a pessoa pode desenvolver capacidades motoras que podem ser simples ou complexas.



Comportamentos sem consciência

Uma pessoa sonâmbula consegue sair da cama, de forma inconsciente e realizar várias tarefas. Ir à casa de banho, comer, sair de casa e até conduzir sem dar por isso, são exemplos disso.

Normalmente estes episódios tendem a surgir na infância desaparecendo com a idade. Cerca de 25% das crianças entre os 3 e os 10 anos têm pelo menos 1 episódio de sonambulismo por ano.

Já as crianças com idades compreendidas entre os 5 e 12 anos, estima-se que 15 a 40% delas podem apresentar pelo menos uma vez na vida, 1 episódio de sonambulismo. Sendo que a maior parte das crianças acaba por deixar de apresentar estes comportamentos por volta da adolescência.

Mas, existe sempre uma ínfima percentagem de pessoas que continuam a desenvolver essas competências. Foi o caso de uma paciente do neurologista Guy Leschziner, a Jackie, que mesmo depois de adulta continuou a desenvolver episódios de sonambulismo.

Mais frequente em crianças

Jackie, colocou o seu capacete, saiu de casa durante a noite, e conduziu a sua mota durante 20 minutos até voltar para casa. Quando no outro dia de manhã lhe perguntaram onde foi, não se recordava de nada e teve dificuldade em acreditar que o tinha feito.

Quando era criança, Jackie já sofria de episódios de sonambulismo. Tinha um mau dormir, ressonava, e levantava-se da cama com frequência em direção ao rio, pela mata fora preocupando os seus pais. Eles tinham de estar sempre atentos e de ir busca-la onde estava e levá-la ao colo para casa.

Depois de vários episódios já em adulta, Jackie procurou tratamento e tomou algumas providências de forma a conseguir controlar o seu sonambulismo.

Começou por colocar um sino na porta para que tocasse cada vez que saísse, mas não resultou. Então investiu num cofre com temporizador. Punha lá as suas chaves e só de manhã, quando o cofre destrancava, é que conseguia tirá-las. Desta vez a sua estratégia funcionou e assim já não saia de casa a meio da noite.

Partes do cérebro acordadas enquanto outras dormem

Há animais que conseguem adormecer apenas uma parte do cérebro de cada vez, mas isso não acontece com os humanos. O que acontece é que, diferentes partes do cérebro podem estar acordadas e adormecidas ao mesmo tempo.

Estudos feitos em sonâmbulos mostram que as regiões cerebrais que controlam a visão, o movimento e a emoção conseguem estar despertas enquanto que áreas que têm a ver com a memória, tomada de decisões, e pensamento racional conseguem estar em sono profundo.

Assim, o que acontece é que, quando a pessoa está a dormir profundamente, existem partes do cérebro que têm atividade como se a pessoa estivesse acordada, o que leva a comportamentos de sonambulismo.

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×