Simpsons previram o fim do Toys “R” Us em 2004
Esta série foi criada por Matt Groening, começou em dezembro de 1989 e tem surpreendido o mundo pelas suas previsões que ao longo dos anos são transformadas em realidade. É uma surpreendente animação que, num futuro nem sempre imediato, se traduz numa verdade e muitas vezes com implicações ao nível da estrutura social mundial.
A mais recente previsão acertada da série Simpsons – que reforça a teoria da conspiração de que os seus criadores são viajantes do tempo, dá conta do colapso da cadeia de lojas de brinquedos TOYS ‘R US.
Para enquadrar o visitante, se não tem acompanhado este desenvolvimento internacional, a cadeia de lojas de brinquedos Toys “R” Us está a fechar as suas lojas nos Estados Unidos e declarou falência em Portugal. O mercado tem sido cáustico com este tipo de comércio de brinquedos, o mundo digital subverteu a forma de brincar e estas lojas não resistiram às mudanças.
De uma forma que já se entende como sendo apenas uma constatação, visto que há quem teorize que os criadores da série são viajantes do tempo, os Simpsons previram o descalabro do negócio dos brinquedos.
Num episódio de 2004, um grupo de adultos sem filhos destrói todas as coisas que fazem as crianças felizes na cidade de Springfield.
A ideia começa por ser um pouco arrojada, mas se virmos bem, é uma forma inteligente de dizer uma verdade com uma espécie de parábola reversa. Isto é, um grupo de adultos sem filhos destrói tudo o que encontra pelo caminho que tenha a ver com crianças: parques infantis com bolas que existem nas cadeias de fast food, queima as placas de “crianças a brincar”, brinquedos eletrónicos tipo anos 90 e adultera o famoso logótipo da Toys R Us, rodando o “R” para a direção correta. Isto enquanto as crianças estão de pé, do lado de fora da loja, a chorar.
Será mesmo que os criadores dos Simpsons conseguem prever o futuro?
Parece que tem sido uma constante. Cada vez mais, esta série tem vindo a ser apontada por ter capacidades de prever o futuro, como se pode ver nesta compilação de previsões que bateram certo.
Há dias, contudo, morreu o fundador do grupo Toys ‘R Us. Charles Lazarus tinha 94 anos, fundou a empresa quando tinha apenas 25 e chegou a ser considerado o pai do negócio dos brinquedos.
No video das 25 previsões, a maior parte não são previsões, são ideias inspiradoras.
Mas que de alguma forma acabaram por se materializar. O que não deixa de ser curioso. 😉