Procuram-se homens para estudo sobre o consumo de cerveja
Uma equipa de investigadores procura voluntários, do sexo masculino, para estudo sobre os efeitos do consumo de cerveja e como esta afeta a saúde.
Uma cerveja por dia
Um estudo, a ser desenvolvido pelo CINTESIS (Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde) em parceria com a Universidade Nova de Lisboa, vai analisar quais os efeitos do consumo moderado da cerveja.
Para tal os investigadores procuram 30 voluntários. Para se candidatar a este estudo tem de obedecer a certas características tais como, ser do sexo masculino, saudável, ter entre 18 e 65 anos de idade, e estar disposto a consumir uma cerveja por dia.
O estudo terá uma duração de quatro semanas e os indivíduos escolhidos para a experiência terão de consumir variados tipos de cerveja, com e sem álcool (5,20%; 0,45% e 0% de álcool).
O pretendido com este estudo é avaliar qual o efeito do consumo de cerveja na flora intestinal, bem como no perfil metabólico e lipídico em pessoas saudáveis. Tudo isto controlado pela investigadora e especialista em Nutrição e Metabolismo do CINTESIS, Conceição Calhau.
Não existem estudos sobre o efeito isolado da cerveja.
“Participar neste estudo é uma oportunidade rara de contribuir para o conhecimento dos efeitos metabólicos do consumo de cerveja”, anunciou a investigadora.
Para tal, os participantes não têm de tomar quaisquer medicamentos. O que é necessário é a ingestão de uma cerveja por dia, preferencialmente ao jantar.
A cerveja está, na maioria das vezes, associada a um estilo de vida menos saudável. Sedentarismo, má alimentação, hábitos tabágicos, e todos esses são fatores que interferem nos resultados finais não se conseguindo assim isolar qual a influência da cerveja.
Dessa forma, só com estudos controlados, será possível encontrar a verdadeira resposta. O estudo, sem data ainda confirmada, realizar-se-á em Lisboa e possivelmente também no Porto. Terá início em Lisboa, nas instalações da Nova Medical School.
Os participantes serão avaliados, por pessoas qualificadas para o efeito, no início e no fim da investigação, análises ao sangue, fezes e urina. Tudo sob o controlo da equipa de Conceição Calhau, no início e no fim da investigação.
axo que posso fazer um esforçozinho 🙂