Primeiro carro voador previsto para Portugal em 2022 | Pplware Kids

Primeiro carro voador está previsto para Portugal, já em 2022

Portugal terá o seu primeiro carro voador em 2022. Vai chamar-se Flow.me e é um projeto do Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA), em Matosinhos.



A evolução do carro em pouco mais de um século

No passado mês de outubro fez 120 anos que Portugal recebeu o seu primeiro automóvel. O Panhard&Levassor, um automóvel importado, ao chegar a Lisboa seguiu a 15 Km/hora até Santiago do Cacém para ser entregue ao seu dono, D. Jorge d`Avillez, um jovem aristocrata dessa cidade. Demorou 3 dias a chegar de Lisboa a Santiago do Cacém.

O que há pouco mais de um século era um luxo passou a ser, nos dias de hoje, um bem de primeira necessidade para muitos. O mundo automóvel tem sofrido muitas alterações, e agora, que as estradas estão repletas de carros, surgem os carros que voam.

O Flow.me, o primeiro carro voador em Portugal está a ser feito com o principal objetivo de aumentar o fluxo (flow em inglês) de trânsito.

Com capacidade para quatro passageiros, consegue mover-se em terra e no ar. No chão terá uma autonomia para 200 Km, e no ar funcionará como um drone, com autonomia de três a seis horas.

O carro elétrico capaz de andar sozinho

Primeiramente, o Flow.me será destinado para funcionar apenas em parques industriais em transporte de cargas, com uma capacidade para até 500 kg. Para que possa circular nas estradas e espaço aéreo são necessárias infraestruturas adequadas, que por enquanto ainda não existem.

Num futuro, poderá estar associado ao transporte de pessoas no habitáculo, que tem três metros e capacidade para dois a quatro passageiros.

declarou Helena Silva, diretora executiva do CEiiA.

Todos os carros-drone vão estar conectados ao Mobi.me, uma plataforma de gestão de mobilidade, criada pelo CEiiA. Através de um smartphone será possível introduzir as coordenadas, equivalente ao que é feito na app da Uber. Sendo que neste caso não será necessário condutor.

CEiiA, a empresa de Matosinhos, presente em grandes projetos

O CEiiA, a empresa responsável pelo desenvolvimento deste carro voador, já participou em alguns outros projetos. Foi o caso da aeronave AW609, uma combinação com as vantagens de um helicóptero e as asas fixas de um avião; e o KC390, o primeiro avião de carga da empresa Embraer. Este segundo projeto foi muito importante para a engenharia aeronáutica portuguesa.

Colaborou ainda, recentemente, em alguns componentes para as scooters eCooltra, que têm como finalidade facilitar a mobilidade, por enquanto, só na cidade de Lisboa.

O Flow.me, o primeiro carro-drone, está prestes a chegar. Resta saber se estamos prontos para receber uma realidade que até há alguns anos atrás apenas fazia parte dos filmes.

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×