Português ajudou na descoberta do planeta mais quente de sempre | Pplware Kids

Português ajudou na descoberta do planeta mais quente de sempre

Ao inicio chegaram a pensar que seria uma estrela, pelo facto de ser tão quente, mas afinal é um exoplaneta que está muito perto de uma estrela. Este escaldante planeta tem à sua superfície 4327 graus celsius, apenas menos 2000 graus que o sol.



Planeta escaldante

Observado por um astrónomo amador português que o segue desde julho de 2014, o KELT-9b, este é o nome do mais quente planeta encontrado até hoje, não só é o mais quente como também é enorme. Tem o dobro do tamanho do planeta Júpiter e três vezes a sua massa. a sua estrela é 2,5 vezes mais maciça do que o Sol e quase duas vezes mais quente, uma vez que Mercúrio, tão perto do Sol, fica-se pelos 425 graus Celsius.

Curiosidades sobre o KELT-9b

Vénus, o planeta mais quente encontrado tem à volta de 450 graus Celcius, mas em comparação com o KELT-9b com os seus 4327, até parece bem fresquinho.

O sistema solar do KELT-9b é muito mais novo que o nosso, tem apenas 300 milhões de anos, enquanto o nosso já tem cerca de 5000 milhões de anos, acrescentou Scott Gaudi o principal autor do estudo, da Universidade do Estadual do Ohio, nos EUA.

Este novo planeta não é habitado, e se alguém tiver vontade de o visitar o melhor é desistir, pelo menos para já, pois teria de viajar 650 anos à velocidade da luz para conseguir lá chegar.

Existem mais de 3500 exoplanetas

João Gregório, o português que viu este exoplaneta primeiro, faz da astronomia o seu hobby. Já vislumbrou 14 exoplanetas e desde 2012 que faz parte do programa de observação KELT (Kilodegree Extremely Little Telescope), à qual também estão ligados vários investigadores de universidades dos EUA, e também do Observatório Astronómico Sul-africano.

Scott Gaudi revelou que foi difícil, pois havia a dúvida se era uma estrela, por ser tão quente.
Para além deste, já foram descobertos mais de 3500 exoplanetas, desde gasosos tal como Júpiter e Saturno, até aos rochosos como Mercúrio, Vénus e o nosso planeta Terra.

O primeiro exoplaneta, situado a 50 anos luz do nosso planeta, foi descoberto em 1995, por Michael Mayor e Didier Queloz pelo Observatório de Genebra, Suíça.

 

Por Célia Simões para Pplware Kids

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×