Porque estão os peixes de Yellowstone a morrer?
O rio Yellowstone é um afluente do rio Missouri que nasce nas montanhas rochosas, na zona do Parque Nacional de Yellowstone, sendo um dos importantes abastecedores de água do parque.
No entanto, este rio está a ser alvo de preocupações por parte das autoridades muito por culpa da morte de peixes. Mas porque estarão eles a morrer?
A culpa das mortes de peixes no rio está a ser apontada a um parasita. Segundo avança a BBC, uma equipa de biólogos percebeu que numa determinada zona do rio, os peixes estão a morrer de forma massiva, devido a um parasita, que ainda não foi reconhecido.
Do Yellowstone já foram retirados mais de 2 mil peixes mortos, mas estima-se que tenham morrido mais de 20 mil.
Para manter a segurança das pessoas, as autoridades foram obrigadas a vedar o acesso de 294 km de rio, proibindo assim quaisquer actividades turísticas ou piscatórias. A zona do rio que atravessa o Parque Nacional de Yellowstone parece não estar a ser afectada pelo parasita, pelo que essa não está vedada.
Yellowstone River closed to ALL recreation in response to ongoing fish kill: https://t.co/hhyDJPR5xj pic.twitter.com/BkwuucThCE
— Montana FWP (@MontanaFWP) 19 de agosto de 2016
Mas porque estará Yellowstone a ser afectado por este parasita?
Segundo os biólogos, o aumento da temperatura do rio e os níveis de caudal mais baixos estão a contribuir para o desenvolvimento deste tipo de parasitas mortal.
Há, neste momento, uma atenção redobrada à proliferação do parasita no rio, com especial atenção à zona do rio de atravessa o parque nacional, havendo uma análise atenta à fauna e flora da região.
Fonte: BBC
Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.