Porque é que o nosso cérebro se esquece de coisas? | Pplware Kids

Porque é que o nosso cérebro se esquece de coisas?

O cérebro é o mais complexo e fascinante órgão do corpo humano. É ele que comanda todas as nossas acções e que grava todas as informações naquilo que chamamos de memória.

Mas entre todos os pensamentos que temos, todas as acções que executamos, existem coisas na nossa vida que pura e simplesmente não ficam gravadas na nossa memória e outras que parece que foram esquecidas… Porque será que isto acontece?

brain_machine


Lembrarmo-nos de como é que se executa uma tarefa, ou como é que aprendemos determinada coisa, é um esforço acrescido e, por isso, fazemos e dizemos muitas coisas de forma quase mecanizada. Tantas outras coisas que aprendemos ao longo da vida são simplesmente esquecidas, como se fossem apagadas da memória, mas na verdade continuam lá.

Por outro lado, andamos um dia inteiro a pensar em algum assunto ou a ouvir algo que não nos devíamos esquecer, mas quando é necessário utilizar essa informação parece que desapareceu da memória, voltando mais tarde, muitas vezes quando já não é necessária.

As respostas ao porquê de isto acontecer, ao porquê de nos esquecermos de coisas, não são ainda muito concretas, mas pode haver uma razão muito simples:

O nosso cérebro esquece-se das coisas para economizar energia!

Esta foi a recente conclusão de um grupo de investigadores da Universidade de Lund na Suécia. Quando o cérebro é estimulado para uma coisa que ele já apreendeu existem alguns neurónios que servem de travão sobre o mecanismo de aprendizagem. A pessoa continua a receber informação, mas o cérebro não a processa para não gastar energia desnecessariamente, daí haver uma espécie de esquecimento temporário de muitas coisas da nossa vida.

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×