Poderá ter sido descoberto um novo planeta, o tal Planeta 9 | Pplware Kids

Poderá ter sido descoberto um novo planeta, o tal Planeta 9

Há vários anos que os astrónomos suspeitam haver um nono planeta no nosso sistema solar. A sua órbita, contudo, poderá estar a uma grande distância do Sol, bem na fronteira do nosso sistema solar.

Ainda não foram encontradas evidências que permitam afirmar a sua existência, contudo, foram descobertas novas provas que fortalecem a ideia do novo planeta.


O nosso sistema solar

O nosso sistema solar tem conhecidos 8 planetas: Mercúrio, Vénus, Terra e Marte, e depois os quatro gigantes gasosos Júpiter, Saturno, Úrano e Neptuno. Seis dos planetas são orbitados por um ou mais satélites naturais.

2015 BP519 pode ser tão grande quanto um planeta-anão e orbita o Sol num ângulo de 54 graus em comparação com quase tudo no sistema solar interior. Uma das principais teorias para explicar isso é que o Planeta Nove é responsável por tal desvio.

 

Preponderância gravitacional

Em 2016, um grupo de investigadores começaram a caça ao “Planeta Nove”. Estes cientistas observavam um conjunto de objetos distantes no sistema solar, mas perceberam algo estranho: todos estes objetos, mais distantes do Sol que Plutão, orbitavam a estrela num ângulo distinto e diferente dos planetas internos.

Estas observações levaram a concluir que existe uma preponderância gravitacional a influenciar o ângulo dos objetos que poderia ser explicado com a existência de um nono planeta. Agora, na mesma linha de pensamento, poderá ser esse nono planeta que está a alterar o estado gravitacional do objeto 2015 BP519.

 

Se existe, então será encontrado

Há muito tempo que se dispensa recursos e investigações para que seja encontrado, no nosso sistema solar, o tal nono planeta, contudo, tal tarefa não é fácil. Além do desconhecimento do local onde poderá existir, a distância que se julga ser a deste novo planeta é muito grande. Isso significa que é apenas um ponto até mesmo para os nossos telescópios mais poderosos, além de ser escuro.

Ele, se existir, vai ser descoberto, isso é uma certeza e poderemos perceber melhor algumas perguntas que até hoje não foram ainda respondidas.

Via

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×