Pedras nos rins? Andar de montanha-russa pode acabar com elas
Já imaginou tratar um problema de saúde num parque de diversões?
Aparentemente, segundo investigadores da Universidade do Estado do Michigan, andar na montanha-russa poderá ajuda na extracção de pedras nos rins através do sistema urinário.
De facto, pode parecer um estudo estranho, mas vários pacientes com pedras nos rins afirmaram que, depois de terem andado numa montanha-russa foram capazes de as expelir através da urina. Tais afirmações estimularam a curiosidade de dois investigadores que foram capazes de comprovar a veracidade das mesmas.
Não é uma montanha-russa qualquer
Os relatos dos pacientes surgiram depois de andarem numa montanha-russa específica, a Big Thunder Mountain Railroad, no parque de diversões Walt Disney World, na Flórida.
“Basicamente, tive pacientes que me disseram que, depois de andarem na montanha-russa, foram capazes de expelir as pedras nos rins. Um dos pacientes disse que libertou três pedras diferentes depois de andar três vezes”, afirmou David Wartinger, um dos autores da investigação.
A investigação
Depois dos relatos, Marc Mitchell e David Wartinger, investigadores da Universidade do Estado do Michigan, criaram um rim 3D que continha urina e três pedras de diferentes tamanhos, alojadas em diferentes partes do rim. Este foi submetido a 20 viagens na montanha-russa, sendo possível, aos investigadores, perceberem que as pedras colocadas na parte superior do rim se movimentaram mais facilmente do que as pedras da zona inferior.
As voltas com maior sucesso de remoção das pedras foram aquelas realizadas na parte de trás da montanha-russa, com 64% de sucesso, já as voltas em que os investigadores se sentaram nos lugares da frente tiveram apenas 17% de sucesso. Esta ocorrência pode dever-se, principalmente, ao facto das carruagens de trás balançarem mais que as da frente.
Ainda que os casos se tenham verificado em pacientes que andaram na montanha-russa Big Thunder Mountain Railroad, os investigadores recomendam que as pessoas com pedras nos rins experimentem andar em montanhas-russas como forma de prevenção. Especificamente, este tratamento resulta com pedras até 5mm, que são facilmente expelidas através da corrente urinária.
The Jornal of the American Osteopathic AssociationA montanha-russa ideal deve ser rápida, com algumas voltas, mas não de cabeça para baixo ou com movimentos invertidos
Nem é preciso ir longe… Basta dar um saltinho a Paris! 🙂
Andar a cavalo também ajuda