Oymyakon, a cidade habitada, mais fria do mundo | Pplware Kids

Oymyakon, a cidade habitada, mais fria do mundo

Acha que temperatura de -3 graus é muito fria? O que faria se vivesse num lugar onde as temperaturas mais altas, nos meses considerados de “verão” são de -30 graus?



Record de temperatura mais fria numa zona habitada

Em Portugal queixamo-nos que está frio e que gelamos mal saímos à rua. Mas garanto-lhe que as temperaturas mais baixas que temos, no nosso país, não são nada comparadas com as que se instalam nos meses mais frios de Oymyakon, uma localidade do Leste da Sibéria, na Rússia.

Esta cidade, que fica a 9 mil quilómetros da capital russa, Moscovo, é conhecida por ter o recorde de temperaturas mais baixas numa localidade que é permanentemente habitada. No dia 6 de fevereiro de 1933 foi registada a temperatura mais baixa nesta região com -67,7 ºC.

Tudo o que possa imaginar congela

Com aproximadamente 920 habitantes, há alturas em que as tarefas mais banais tornam-se quase impossíveis de concluir. Os carros, por exemplo, têm de ficar em garagens aquecidas pois os seus motores dificilmente trabalham com temperaturas de -30ºC.

O frio congela lágrimas, a barba e todas as partes do corpo que não estiverem cobertas. É necessário ter muito cuidado com as crianças e animais para que não se encostem a superfícies metálicas e fiquem presos devido a estas estarem geladas. O papel higiénico congela, bem como a água nos canos.

A vida nesta localidade não é nada fácil. Durante o curto período estival é possível obter alguns vegetais, pois a alimentação da população é à base de cavalo e rena.

Os habitantes têm uma vida normal

As escolas fecham as suas portas quando as temperaturas se encontram a baixo dos -50ºC. A tinta das canetas congela e todos os equipamentos eletrónicos adotam comportamentos estranhos.

Contudo, quem vive por lá tem direito a vários serviços encontrados em qualquer outra cidade como ginásios, cafés, bibliotecas, farmácia, museu, e até internet.

E há uma outra curiosidade, nenhuma família por lá precisa de frigorifico. Basta por os alimentos na varanda que eles mantêm-se frios, ou melhor, congelados.

Quando sentir frio lembre-se das temperaturas de Oymyakon, e sentir-se-á logo mais quentinho!

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×