Os primeiros instrumentos de medida [Parte II]
Olá a todos! Tudo bem?
A evolução é algo contínuo e que nunca pára. Ao longo dos anos, têm-se verificado evoluções em todas as áreas: desde a mais simples célula ao Universo excepcional que temos ao nosso redor. Desde os primórdios da humanidade que nós, humanos, temos feito muitas descobertas e invenções.
Uma das áreas que se destacou na evolução, foi a dos instrumentos de medida. A sua evolução começou há muitos anos e hoje, vamos falar-te dos primeiros instrumentos de medida inventados.
Depois da primeira parte, voltamos hoje para te falar de mais três instrumentos de medida que foram inventados à imensos anos: quadrante, ampulheta e esfera armilar.
4. Quadrante
O quadrante é mais um instrumento com funções relacionadas com Astronomia. Estes têm a forma de um quarto de um círculo cujo interior é formado por quadrados, o que podes constatar na imagem seguinte:
Claro que existem outros quadrantes mais requintados que ao invés de incluírem quadrados no seu interior, têm umas decorações melhores.
A sua função era medir a altura de um ângulo em relação à linha do horizonte. Este objeto é conhecido desde a antiguidade e é o objeto de medida de alturas que mais cedo foi adaptado à náutica. Este foi mais um dos instrumentos utilizados pelos navegadores portugueses na época dos Descobrimentos.
5. Ampulheta
Ao contrário de todos os outros, a ampulheta é um maravilhoso instrumento para medir o tempo! Outros nomes são dados a este objeto como “relógio de areia” visto que é formado por duas âmbulas que contêm areia.
Estas âmbulas estão conetadas por um pequeno orifício que deixa passar uma quantidade definida de areia de um lado para o outro.
O tempo demorado para a areia passar de uma âmbula para a outra é sempre o mesmo, daí a sua função de medir o tempo. Antigamente eram muito utilizadas em navios, igrejas e chegou também a ser utilizado nos primeiros telefones públicos para contar o tempo da chamada.
6. Esfera Armilar
Por último temas a esfera armilar, mais um instrumento de astronomia que servia como um modelo reduzido do cosmos. Este conta com um grande anel exterior que mostra a escala de declinação das estrelas fixas na esfera celeste. Tem também uma pequena bola no centro que é a Terra.
Esta esfera é um pouco complexa por apresentar vários eixos diferentes. Além de ser aplicada na astronomia, esta também é um complexo sistema de transferência de graus matemático.
Esta ferramenta tornou-se um símbolo manuelino de poder marítimo, político e económico associado às navegações. Atualmente, a bandeira de Portugal é composta por diversos itens, dentro deles, a esfera armilar.
Estes foram mais três marcantes invenções na área das medições (e também os primeiros). Além disso, têm vindo a evoluir ao longo do tempo, sendo agora marcados pelo seu uso em diversas grandes descobertas como todas as efetuadas durante a Época dos Descobrimentos portugueses.
só faltou os outros instrumentos de medir o tempo