O tamanho do cérebro diminuiu e a culpa é do sedentarismo
Se existem velhos com uma memória e um raciocínio incríveis e com um coração de fazer inveja a qualquer jovem, existem outras pessoas que antes dos 60 anos já se começam a queixar de problemas relacionados com a saúde do cérebro.
Provavelmente, estas pessoas levam um estilo de vida sedentário o que lhes pode estar a envelhecer o cérebro precocemente e até a contribuir para a redução do seu tamanho precocemente.
Um estudo levado a cabo pela Universidade de Boston, nos Estados Unidos, avaliou 1583 pessoas com uma média de idades de 40 anos, todas pessoas consideradas saudáveis, durante 20 anos.
Basicamente, estes mais de 1500 indivíduos foram avaliados em testes de esforço e foram submetidos a tomografias ao cérebro quando tinham 40 anos e, 20 anos depois, aos 60.
O estudo revelou que as pessoas que há 20 anos registaram priores resultados no teste de esforço tinham agora cérebros menores.
Segundo Nicole Spartano, investigadora-chefe do estudo, foi encontrada uma correlação directa entre a má forma física das pessoas e o volume do cérebro nas duas décadas seguintes, o que reflecte um envelhecimento acelerado. “Estes resultados sugerem que a condição física na meia-idade pode ser particularmente importante para milhões de pessoas em todo o mundo que já têm os primeiros sintomas de doenças cardíacas”.
O envelhecimento do cérebro é algo que ocorre de forma natural mas este envelhecimento vai depender muito do estilo de vida de cada pessoa e os especialistas alertam para a importância do exercício físico para retardar este envelhecimento.
Via: BBC
Boa tarde, so para deixar uma observação, a vários artigos da PPW kids que adequavam-se mais a uma sience.pplware , que tal um novo site?fica a sugestão.