Incrível descoberta de uma lula gigantesca numa praia da Nova Zelândia
Foi uma descoberta que deixou os mergulhadores intrigados. Esta equipa estava a procurar um local ideal para pescar com lança na costa sul de Wellington, na Nova Zelândia, quando avistaram uma criatura impressionante na beira da praia.
Daniel, Jack e Matthew Aplin pararam o carro e foram verificar o que seria aquele estranho animal, contemplaram então uma lula gigantesca, muito maior que qualquer um deles.
Os irmãos disseram que nunca tinham visto nada parecido. “Depois de mergulhar, voltamos [ao local], usamos uma fita métrica e medimos 4,2 metros de comprimento”, contou Daniel ao portal New Zealand Herald.
Outra pessoa, esteve no local, mediu a criatura e disse que tinha 4,5 metros.
Lula já de si grande, mas esta abusa
Daniel Aplin postou fotos da descoberta na página do Facebook “OCEAN HUNTER Spearfishing & Freediving Specialists”.
De acordo com um porta-voz do Departamento de Conservação da Nova Zelândia, o enorme animal é quase certamente uma lula-gigante (Architeuthis dux), não uma lula-colossal (Mesonychoteuthis hamiltoni).
A espécie é provavelmente o maior cefalópode conhecido no mundo, o maior molusco conhecido e, provavelmente, o maior invertebrado conhecido (a lula-colossal é a única outra espécie à parte).
Em média, as lulas-gigantes variam de 3 a 9 metros de comprimento, embora possam atingir até 13 metros, a sua cabeça, corpo e tentáculos costumam pesar até 455 kg. As Lulas-colossais têm mais de 10 metros.
Os três irmãos entraram em contacto com o Instituto Nacional de Pesquisa Aquática e Atmosférica da Nova Zelândia, que organizou a recolha da lula para análise e estudo. [ScienceAlert, LiveScience]
Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.