Gana transforma dejetos humanos em carvão de cozinha | Pplware Kids

Gana transforma dejetos humanos em carvão de cozinha

O Gana é um país complicado, complexo em termos civilizacionais, o segundo país mais corrupto de África e um dos mais poluídos também. Mas dentro de portas têm aparecido diversos projetos que tentam mudar o rumo deste país. A sua capital, Acra, é a cidade que pior fama tem em relação à poluição, onde correm a céu aberto “rios” de esgotos.

Agora, embora não sendo já a primeira tentativa, existe um projeto que tenta transformar essa desvantagem em algo positivo. Em cima da mesa está a aposta em reciclar as fezes humanas para criar combustível de cozinha.

pplware_carvao_de_coco00


Já em 2013 se tentou desenvolver algo semelhante onde os dejetos deveriam dar origem a fertilizantes valiosos, biocombustível e biodiesel.

Agora este novo projeto tem como missão aproveitar o facto de não haver saneamento nem qualquer outro sistema de esgotos eficiente, onde os quatro milhões de habitantes possam despejar os seus dejetos. Atualmente estão a fazer essas descargas para os rios que os levam sem tratamento para o mar. Então a ideia é transformar os dejetos em carvão.

Mas como funciona o processo de transformação?

Como podemos ver no vídeo, primeiro os dejetos são recolhidos e a água é removida, há um processo de desidratação, separando a água dos sólidos. A seguir, a água é limpa e os sólidos são secos. Depois de seco, o material sólido é colocado num barril e posteriormente queimado. Este processo transforma os sólidos em carvão.

Os excrementos agora em carvão, são transformados em pó e compactados, dando origem a rolos de carvão para uso doméstico. A população não tem uma boa impressão do facto do carvão ser feito de excrementos, contudo diz que o carvão queima melhor que o outro carvão mineral e que não vê qualquer obstáculo à sua utilização, como refere o responsável pelo projecto Fredrik Sunesson, fundado da Slamson Ghana.

Via: BBC

Arquivado na categoria: Curiosidades


2 Comentários

  1. Deve dar um gostinho bom à comida…

Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×