Fósseis em Marte? Estudo aponta o melhor lugar para procurar | Pplware Kids

Fósseis em Marte? Estudo aponta o melhor lugar para procurar

Falar do planeta Marte é já como falar na próxima casa da humanidade, pelo menos é assim que a comunidade de astrofísicos vê este planeta. Poucos planetas do nosso sistema solar fascinam tanto os terráqueos como Marte.

O planeta vermelho tem uma superfície inóspita, mas poderá esconder algo que conte a sua história e as missões tripuladas que estão a ser planeadas têm esse objetivo. Nesse sentido, há um novo estudo, da autoria de investigadores da Universidade de Edimburgo em parceria com a NASA, que aponta o caminho para procurarmos possíveis fósseis marcianos.


Marte, pela “proximidade”, pelas características e pelas missões que estão a ser programadas é já encarado como um possível local para o ser humano habitar, fora do planeta Terra. Mas este planeta vermelho tem uma história para contar, a sua superfície esconde a sua evolução e atrai os investigadores.

A equipa de investigadores acredita que as rochas sedimentares, formadas em Marte há três ou quatro mil milhões de anos, são a nossa melhor chance para encontrar restos fossilizados de micróbios. Isto porque essas rochas são ricas em ferro e sílica, responsáveis pela preservação de fósseis. A equipa também acredita que elas podem estar num estado de preservação bem melhor que o dos fósseis terrestres, já que a superfície de Marte não está sujeita aos movimentos de placas tectónicas.

Esta descoberta deve servir como guia para as próximas missões não tripuladas que irão recolher materiais do planeta. A NASA pretende enviar uma nova sonda ao planeta em 2020, enquanto a Agência Espacial Europeia tem planos parecidos também para os próximos anos.

Como era financeiramente inviável enviar robôs para todos os pontos interessantes de Marte, serão necessárias investigações à superfície do planeta para reduzir as áreas a serem investigadas. Não vai ser hoje que iremos encontrar seres vivos gerados noutro planeta, mas é a hipótese mais próxima que temos de descobrir de uma vez por todas que, nalgum momento, não estivemos sozinhos no universo.

 

Leia também:

Cientistas da NASA intrigados com enorme buraco em Marte

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×