Foi fabricada a Lente de contacto que emite raios laser | Pplware Kids

Foi fabricada a Lente de contacto que emite raios laser

Pode parecer uma invenção saída de um qualquer filme de ficção cientifica, mas na verdade, cientistas criaram um filme ultra-flexível que pode emitir luz laser.

Se acha que isto já é inovador, que é um salto para o futuro, agora saiba que os cientistas foram ainda mais além e aplicaram a tecnologia em lentes de contacto, demonstrando a possibilidade das lentes dispararem um raio laser.


Laser na ponta dos olhos

Calma, não pense que o raio laser fará estragos e que pode cortar portas ou romper aço, nada disso. Estamos a falar num cumprimento de onda curto, algo que os investigadores referem apenas que a tecnologia tem potencial para ser usada como etiquetas de segurança que podem ser colocadas no olho ou até um tipo de código de barras laser. Percebe a ideia?

Esta tecnologia é constituída por membranas que contêm material com menos de um milésimo de milímetro de grossura e são flexíveis, o que significa que podem facilmente ser aplicadas no material das lentes de contacto.

 

Tecnologia para o combate de fraudes

Quando iluminada por outro laser, ela emite uma luz laser própria, com comprimentos de ondas que variam entre 420 e 700 nm (nanómetro). O material pode ser ajustado para emitir comprimentos de onda específicos, e até emitir luz como a série de “uns” e “zeros” de um código de barras. Esta tecnologia poderia ser utilizada em notas de dinheiro e passaportes para impedir fraudes.

Esta luz laser tem apenas um nanowatt, ou seja, mil milhões de um watt. Ela não é remotamente suficiente para fornecer energia para uma luz pequena. Mas é o suficiente para ser captada por um scanner, o que a torna excelente para etiquetas de segurança, de acordo com os investigadores.

Seria muito difícil para mais alguém fazer um laser que tem exatamente o mesmo comprimento de onda.

Referiu o investigador responsável, Malte Gather, da Universidade de St. Andews (Escócia).

Para testar o laser, a equipa integrou a membrana numa lente de contacto que foi colocada num globo ocular de uma vaca. Eles também colocaram uma membrana no dedo polegar de um investigador.

As duas membranas produziram um raio laser, e mais importante ainda, o laser da lente de contacto não causou danos ao globo ocular.

Demonstramos o fabrico e operação de lasers orgânicos ultra-finos sem substrato que tem extrema flexibilidade mecânica e pouco peso.

Explicaram os investigadores no artigo publicado na revista Nature Communications.

Os cientistas envolvidos nesta fantástica descoberta também sugeriram que podem passar a produzir a membrana em larga escala com pouco esforço. Isto porque os “lasers de membrana poderiam ser produzidos em larga escala com alta reprodutibilidade e com baixo custo”, conforme podemos perceber das suas palavras.

Via

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×