Existem mais de 1.000 espécies de ovos diferentes | Pplware Kids

Existem mais de 1.000 espécies de ovos diferentes

Já alguma vez pensou porque é que uns ovos são mais redondos e outros mais bicudos? Pois é tudo isso tem uma explicação, nada acontece por acaso. E, segundo um novo estudo, uma das explicações para isso acontecer é a forma como se movimentam.



Tantas variedades de ovos

Os pássaros que voam bem alto, que fazem ninhos em penhascos, põem ovos mais cónicos. Será porque têm pouco espaço no ninho, e isso faculta a coexistência com os seus irmãos? Essas e outras explicações foi o que procurou a pesquisadora Mary Caswell Stoddard e alguns dos seus colegas, da Universidade de Princeton, que analisaram quase 50.000 ovos de cerca de 1400 espécies que se encontram numa coleção. Nesse estudo tiveram em atenção duas formas de medida para diferenciar estes ovos. O seu comprimento em relação à largura e a assimetria da pontas, se tem uma ponta mais arredondada ou pontiaguda em relação a outra.

Forma da asa é importante

Os ovos elípticos podem ou não ser simétricos, mas ovos tipo “balão de ar quente” não foram encontrados na natureza. Foram feitas muitas comparações e buscas de causas para os ovos serem de determinada forma, mas muitas dessas comparações parecem não ter influência, como é o caso dos fatores ambientais ou as características do ninho. Em contrapartida encontraram relação entre a forma do ovo e o tamanho da asa. Uma medida importante uma vez que as aves com maior comprimento de asas tornam-se mais aptos a voar e também têm ovos mais elípticos ou assimétricos. Como voam tão alto têm de ser mais leves e ter corpos mais simples logo, os ovos têm de caber numa pélvis mais estreita o que os pode tornar mais pontiagudos.

Outras aves, como as avestruzes ou as galinhas, que não voam, tendem a ter ovos mais esféricos, pois estão no solo. Uma exceção à regra são os pinguins, mas para estes pode haver uma explicação, pois embora não voem precisam de ser leves para nadar. Necessitam igualmente de um corpo mais simples para se conseguirem movimentar mais rapidamente.

Conclusões incompletas

Contudo este estudo levanta muitas outras questões. Se aparentemente, um ovo assimétrico é mais vantajoso para uma ave que ande pelos céus, qual é a desvantagem para uma ave que não voe?

Outra vertente do estudo tem a ver com os mecanismos biofísicos que criam a forma do ovo. Conclui-se que nada tem a ver com a casca do ovo, pois se fizer uma experiência tão banal como imergir um ovo em vinagre, a casca dissolve-se mas a forma do ovo não se modifica. A membrana suporta o formato do ovo. Talvez seja então esta que dá o formato ao ovo, os seus constituintes moleculares como o colagénio.

Apesar de muitos fatos e suposições ainda nada está clarificado havendo ainda muito por esclarecer acerca de tão variados tipos de ovos.

 

Por Célia Simões para Pplware Kids

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×