Este é o som mais alto alguma vez registado e foi em 1883 | Pplware Kids

Este é o som mais alto alguma vez registado e foi em 1883

Há dados incríveis que acontecem uma vez por outra, de longe a longe e que marcam a história da humanidade. Catástrofes que mudaram o planeta, fenómenos nunca antes registados e eventos que ficam para a história. Um desses eventos, acontecido no dia 27 de agosto de 1883, foi quando a Terra produziu o barulho mais alto já registado pela humanidade.

Sabe qual foi o acontecimento? Vamos então revelar.


Estávamos no dia 27 de agosto do ano de 1883. Um som estrondoso chegou da ilha de Krakatoa, situada entre as ilhas de Java e Sumatra, na Indonésia. O som foi ouvido a mais de 5 mil km por pessoas de 50 localizações geográficas diferentes.

A explosão deu-se eram 10 da manhã no horário local, e o som foi descrito pelos habitantes das ilhas de Andaman e Nicobar como barulhos que pareciam tiros de armas a 2090 km e populações da Nova Guiné e oeste da Austrália (4,8 mil km) relataram terem ouvido o que parecia ser um som de artilharia pesada vindo da direção noroeste.

Isso seria o equivalente a estar em Lisboa e ouvir um som de Estocolmo (Suécia). O som leva cerca de quatro horas para percorrer essa distância a 1,2 mil km/h.

O navio britânico Norham Castle estava a 64 km de Krakatoa no momento da explosão e o capitão relatou no seu diário que “tão violentas foram as explosões que os tímpanos de metade de meus marinheiros romperam-se. Os meus últimos pensamentos estavam com a minha queria esposa. Estou convencido de que o Dia do Julgamento chegou”.

Segundo o que é relatado no The Independent, a força dessa explosão foi 10 mil vezes a de uma bomba de hidrogénio, com o barulho equivalente a 172 decibéis a 160km de distância. O limite da dor para o humano é 130 decibéis. Se uma pessoa tiver a infelicidade de estar ao lado de um avião a jato em funcionamento, o barulho é de 150 decibéis. O limite de intensidade que um som pode atingir na atmosfera da Terra é de 194 decibéis.

O som deixou de ser audível para os humanos que estavam a mais de 5 mil km da ilha, mas a onda reverberou pela Terra durante vários dias. A atmosfera ficou a vibrar como um sino, impercetível aos nossos ouvidos, mas detetável por instrumentos que já estavam em uso nas estações climáticas no todo o mundo. A diferença de pressão do ar foi registada em Calcutá, na Índia.

A título de exemplo, embora a uma escala quase insignificante, vejam este vídeo da erupção de um vulcão em Papua Nova Guiné em 2014:

Agora fazendo uma comparação, mesmo que por baixo, imagine o barulho que o vulcão de Krakatoa fez, quando entrou em erupção, com tamanha violência que criou uma força grande suficiente para rebentar com toda a ilha, emitindo uma coluna de fumo que se ergueu a 27km de altura.

Essa explosão criou um tsunami mortal que se ergueu a mais de 30 metros em altura. Esta onda destruiu 165 vilas costeiras. Os holandeses, que colonizavam a Indonésia na época, estimaram que morreram 36 mil pessoas.

Via

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×