Dia Internacional sem sacos de plástico assinala-se a 3 de julho | Pplware Kids

Dia Internacional sem sacos de plástico assinala-se a 3 de julho

A associação ambientalista Zero quer que todos os sacos paguem taxa. O objetivo é reduzir o consumo de plástico, um tipo de resíduo poluente. São consumidos no mundo inteiro à volta um milhão de sacos de plástico por minuto, aproximadamente. Fazia ideia disso?



Animais marinhos sofrem consequências

Todos nós estamos habituados aos sacos de plástico e à sua praticidade, mas a verdade é que, por serem muito utilizados, causam grande impacto ambiental. Muitos animais marinhos morrem porque encontram um saco a boiar no mar e confundem-no com comida, acabando por morrer por ingerir plástico.

Com esta taxa, o objetivo é reduzir e educar para uma menor e melhor utilização dos sacos. Quando, em 2015, surgiu a taxa ambiental sobre os sacos de plástico leves, apesar de não ter sido bem aceite por todos, a verdade é que se notou uma redução do uso destes e uma habituação positiva em que as pessoas passaram a reutilizar mais os sacos e a ter consigo sempre o “seu saquinho das compras”. Esse gesto começa a ter resultados positivos. No final de 2016, dados fornecidos pela Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição, apontaram para uma diminuição de cerca de 71% na utilização de sacos de plástico.

Dia Internacional Sem Sacos de Plástico

Dia 3 de Julho passa a ser assinalado como o dia Internacional sem sacos de plástico. O objetivo de assinalar esta data é chamar a atenção para a produção e consumo excessivo de sacos, e mostrar algumas alternativas que podem ser benéficas para o ambiente. A associação ambientalista Zero alerta para o facto de que, se nada for feito, em 2050 haverá mais plástico que peixe nos oceanos.

A maioria dos operadores optou por deixar de utilizar esse tipo de sacos e passou a disponibilizar sacos com maior espessura, não sujeitos à taxa, mas cobrando na mesma o valor de 0,10 cêntimos aos seus clientes”, que, na sua maior parte, começaram a usar sacos reutilizáveis, resume a Zero.

Apesar de todos os esforços, o comercio a retalho como farmácias, lojas de roupa, sapatarias, ou lojas de brinquedos, continuam a distribuir sacos. Embora muitos já sejam de papel, contribuem também para o excesso de poluição.

Por todos nós, e principalmente pelo futuro dos nossos, pense antes de aceitar um saco, se este lhe faz mesmo falta.

 

Por Célia Simões para Pplware Kids

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×