Como ficará a Terra com mais 4ºC nas temperaturas dos oceanos | Pplware Kids

Como ficará a Terra com mais 4ºC nas temperaturas dos oceanos

O aquecimento global é uma realidade cada vez mais presente. Todo o planeta Terra vai sofrer as consequências, embora uns locais mais que outros.



A queima de combustíveis fósseis é preocupante

O desenvolvimento económico de um país é parte fundamental para o seu crescimento, mas muitas vezes esse acontece de forma desmedida e sem pensar nas consequências.

Grandes líderes dos países mais desenvolvidos já têm consciência do que poderá acontecer e começam a tomar medidas, principalmente no que diz respeito à redução de emissões de gazes nocivos para o ambiente, mas só isso não é suficiente.

Os principais motivos para as alterações de clima bruscas são a queima de combustíveis fósseis e o desaparecimento de grandes áreas florestais. Por isso, provavelmente, veremos as consequências de tudo isto já nas próximas décadas.

Imensas pesquisas foram e continuam a ser feitas, é necessário ter consciência e tomar medidas. Para isso, Parag Khanna, autor e especialista em relações internacionais indiano, organizou um mapa com cores, que mostra como o planeta Terra ficará quando a temperatura dos oceanos aumentar 4 graus.

Zonas habitáveis serão reduzidas

A imagem mostra, a verde as novas zonas que podem ser habitáveis e usadas para plantar alimentos, a amarelo as regiões que poderão transformar-se em deserto, a castanho as zonas que não poderão ser habitáveis devido a climas extremos, períodos de seca prolongada intercalados com inundações.

As áreas que podem ser reflorestadas estão assinaladas a verde escuro, e a vermelho as regiões que podem ser inundadas devido ao aumento dos níveis da água.

Alguns cientistas preveem ainda piores consequências, mas as apresentadas por Khanna já são suficientemente preocupantes uma vez que grande parte da população mundial ocupa zonas que estão indicadas como inabitáveis no futuro.

Segundo Khanna isso leva a que seja necessária uma migração em massa para que o ser humano consiga sobreviver. As zonas não habitáveis poderão ser utilizadas como fonte de energia, sendo possível a instalação de placas de energia solar nas áreas azuis e energia geotérmica nas castanhas.

Tendo em conta as catástrofes naturais que têm acontecido nos últimos tempos, o cenário mostrado no mapa parece ser cada vez mais um cenário que pode vir a ser real num futuro não muito distante.

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×