Cientistas encontraram o maior berçário de fundo marinho, com mais de mil polvos | Pplware Kids

Cientistas encontraram o maior berçário de fundo marinho, com mais de mil polvos

Nas águas ao largo da costa da Califórnia, os cientistas marinhos encontraram uma fantástica e gigantesca maternidade de cefalópodes. Falamos de um grande número de polvos debruçando-se sobre os seus ovos nas fendas de um extinto vulcão submarino.

As imagens captadas a mais de 3 quilómetros de profundidade mostram mais de mil polvos num viveiro já considerado o maior do mundo, algo nunca visto.


Foram estimados mais de mil polvos num viveiro que é o maior encontrado nas profundezas do mar, como referem os responsáveis pela expedição.

Isto nunca foi descoberto na costa oeste dos EUA, nunca no nosso santuário e nunca no mundo com esses números.

Referiu Chad King, cientista-chefe do Nautilus, ao KQED News.

Enquanto moviam o seu veículo submarino Hercules, operado remotamente, a uma profundidade de 3,2 quilómetros, os cientistas detetaram agregados de polvos Muusoctopus robustus nunca antes vistos.

Estima-se que 99% seriam “mães nos ninhos”, amontoados de cabeça para baixo para proteger os ovos que haviam colocado em fissuras na rocha.

Descemos o flanco leste dessa pequena colina, e foi aí que, quando começamos, vimos dezenas de dúzias aqui, dúzias de dúzias, dezenas em toda parte.

Disse King à National Geographic.

A escala é sem precedentes. Os polvos são amplamente conhecidos como animais solitários e é raro encontrar um grupo deles num só lugar (embora evidências recentes sugiram que eles podem não ser tão solitários quanto pensávamos).

No início deste ano, a descoberta de um berçário de polvos de mais de 100 animais no Dorado Outcrop ao largo da costa da Costa Rica foi uma grande notícia – até porque forneceu aos cientistas marinhos um fascinante vislumbre dos comportamentos de nidificação do polvo nas profundezas do mar.

Os investigadores notaram que a água parecia “reluzir” em torno dos polvos; pode ser uma indicação de que a água mais quente está a sair de dentro do vulcão, embora precisem de medições de temperatura para garantir que isso aconteça.

Se as temperaturas da água forem verificadas, isso pode significar que os polvos estão deliberadamente a procurar a água mais quente para incubar os seus ovos. Pelas imagens, os óvulos destas progenitoras pareciam estar saudáveis ​​e em bom desenvolvimento.

Via

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×