Cientistas criaram plástico que se decompõe na água do mar
O plástico nas águas do mar tem sido uma calamidade crescente que ameaça severamente o presente e sobretudo o futuro da humanidade. Não há, contudo, uma alternativa ao uso do plástico que possamos dizer que está pronta a fazer a substituição, há sim ideias, conceitos e produtos que não são totalmente alternativa.
Agora, um grupo de cientistas chineses desenvolveu um tipo de plástico especial. Este decompõe-se nas águas do mar, sem deixar resíduos. O seu objetivo é combater a poluição dos oceanos, informou a agência de notícias oficial chinesa Xinhua.
Já não é a primeira vez que este tipo de ideia chega à comunicação social. Contudo, a decomposição do material, composto por poliéster, em água marinha, é uma ideia interessante, isto porque pode demorar entre alguns dias e vários meses, gerando pequenas moléculas que não causam poluição, segundo Wang Gexia, engenheiro do Instituto Técnico de Física e Química da Academia Chinesa de Ciências, citado pela Xinhua.
Durante muito tempo, as pessoas preocuparam-se com a contaminação do plástico apenas nos solos. A poluição dos mares apenas teve a atenção das pessoas nos últimos anos, com as notícias de animais marinhos mortos.
Afirmou o cientista responsável pelo projeto.
Os investigadores combinaram hidrólise não enzimática, dissolução na água e processos biodegradáveis para criar o novo material.
Todos os anos, cerca de 4,8 milhões a 12,7 mil milhões de toneladas de resíduos plásticos vão parar nos mares, representando cerca de 60 a 70% de todos os poluentes sólidos nos oceanos, como referem vários cientistas citados no XinhuaNet.
Devido às atividades humanas e às correntes oceânicas, a maior parte do lixo está fica concentrado a norte e a sul do Oceano Pacífico, Atlântico e Índico.
pode não ficar solido mas se decompõe vai contaminar as águas com os seus compostos certo? os peixes irão morrer na mesma porque inalam todos os compostos do plastico e nós que vamos comer esse peixe contaminado? não basta decompor, basta de atirar objectos para o mar. Façam reciclagem. 🙁