“Ciclone bomba” agrava vaga de frio que atingiu os Estados Unidos
A vaga de frio que atingiu os Estados Unidos e Canadá ainda nos últimos dias do ano passado continua, e ao que tudo indica transformou-se em “ciclone bomba”. Neva em alguns estados da Florida, onde não nevava há mais de 30 anos. Na Carolina do Norte, Virgínia e Georgia, já foi declarado estado de emergência.
Tubarões morreram congelados no mar
A vaga de frio que se instalou nos Estados Unidos tem vindo a piorar e agora formou-se um “ciclone bomba”, assim é denominado o decréscimo muito acentuado da pressão atmosférica num curto espaço de tempo.
Há já prateleiras de supermercados vazias, zonas em que a neve está perto de atingir os 30 centímetros de altura e os ventos podem chegar aos 90 quilómetros/hora.
Na Carolina do Norte, Georgia e Virgínia, segundo dados da CNN, as populações já estão sem eletricidade.
Três tubarões machos da espécie alópias foram encontrados, completamente gelados, numa praia de Brewest pela ONG (Organização Não Governamental) Atlantic White Shark Conservancy, o que é algo insólito e mostra bem as condições extremas pelas quais estas regiões estão a passar.
Segundo dados da ONG que retirou os animais do gelo, estes estavam encalhados o que deve ter acontecido devido “ao choque pelo frio”, o que pode ter levado a paragens cardio respiratórias.
Onda de frio anormal
Esta onda de frio, que bateu recordes, atingiu nos últimos dias do ano de 2017 o leste dos Estados Unidos, e continua nos primeiros dias de 2018. Estas temperaturas fora do normal, que estranhamente congelaram a água de forma a congelar os tubarões, fizeram ainda quatro mortos nesse fim de semana prolongado de final de ano.
Foi emitido pelo Serviço Nacional do Clima um alerta no sentido de se prevenirem das temperaturas demasiado baixas que se fizeram sentir no leste de Montana, região Centro-Oeste dos Estados Unidos, até ao litoral do Atlântico e o Nordeste, seguindo até ao sul.
As escolas de Iowa, Massachusetts, Indiana, Ohio e Carolina do Norte adiaram o início das aulas devido à previsão de temperaturas entre os -11 ºC e os -17 ºC, temperaturas bem mais baixas que o normal para estas regiões. Pode tornar-se perigoso sair à rua nestes dias.
Alguns dos habitantes do Canadá acreditaram que as Cataratas do Niágara poderiam ficar geladas, ficando as quedas de água em gelo, caso as temperaturas continuassem tão baixas como têm estado, e isso acabou mesmo por acontecer no dia de ontem, 4 de janeiro de 2018.
Infelizmente, para uma mente retrógrada como a do Mr. Trump, este tipo de acontecimentos faz com que ele pense que tenha razão quando diz. “Global Warming? Where? It’s freezing here…”